Sintoma incomum do câncer colorretal pode passar despercebido

Quando persistente e combinado a outros sintomas mais óbvios, o sinal pode servir de alerta para a doença

22/05/2024 06:23

O arroto pode ser algo inofensivo provocado por questões digestivas comuns, mas também pode ser um sintoma do câncer cólon.

Isso acontece porque esse tipo de câncer especificamente pode causar obstruções no trato digestivo, dificultando a passagem de gases através do sistema digestivo.

O acúmulo de gás no intestino grosso, então, pode resultar em arrotos constantes, além de outros desconfortos abdominais.

É claro que arroto isolado é menos provável que tenha ligação com a doença. No entanto, quando persistente e combinado com outros sintomas, pode servir de alerta. 

Arroto persistente pode ser sintoma de câncer de cólon
Arroto persistente pode ser sintoma de câncer de cólon - AndrewLozovyi/DepositPhotos

O que é o câncer cólon?

O câncer de cólon é um crescimento de células que começa em uma parte do intestino grosso chamada cólon. O cólon é a primeira e mais longa parte do intestino grosso. 

O câncer de cólon geralmente afeta adultos mais velhos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

Geralmente começa como pequenos aglomerados de células chamados pólipos que se formam dentro do cólon. Os pólipos geralmente não são cancerígenos, mas alguns podem se transformar em câncer de cólon com o tempo.

Muitas pessoas com câncer de cólon não apresentam sintomas no início. Quando os sintomas aparecem, provavelmente dependerão do tamanho do câncer e de sua localização no intestino grosso.

Outros sintomas do câncer de cólon

  • mudança nos hábitos intestinais, como diarreia ou prisão de ventre mais frequentes.
  • sangramento retal ou sangue nas fezes.
  • desconforto contínuo na região da barriga, como cólicas, gases ou dor.
  • sensação de que o intestino não esvazia completamente durante a evacuação.
  • fraqueza ou cansaço.
  • Perda de peso sem explicação.

Quais as causas do câncer de cólon?

Um estudo recente, publicado no Journal of Gastroenterology em 2022, indicou uma série de fatores potencialmente contribuintes para o surgimento precoce do câncer de cólon ou colorretal.

O estudo destacou, em particular, o impacto significativo da obesidade – que tem aumentado constantemente entre crianças e adultos, especialmente durante a faixa etária de 20 a 30 anos – no risco de desenvolver o câncer.

O mesmo estudo também constatou que o consumo excessivo de álcool eleva as chances de desenvolver a doença, um problema alarmante principalmente entre adultos com 30 anos ou menos.

Além disso, sabe-se que as formas severas de certas doenças, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, também aumentam as chances do câncer de cólon.

Como prevenir?

A principal forma de prevenir o câncer de cólon é através do exame de colonoscopia, podendo identificar e remover pólipos antes que se tornem cancerosos.

Outro método de prevenção é a alteração de hábitos de vida, como a prática de atividade física regular, manutenção de um peso saudável, alimentação balanceada, redução do consumo de álcool e não fumar.

Reforça-se a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e aumento das chances de cura.