Estudo em festa descobre sintomas comuns da Ômicron em vacinados
Tosse, coriza e fadiga foram as queixas mais relatadas pelos infectados com a cepa
Um estudo feito por pesquisadores da Noruega com aproximadamente 100 convidados de uma festa em que houve um surto da variante Ômicron descobriu os sintomas mais comuns em pessoas vacinadas contra a covid-19.
Dos 111 convidados entrevistados, 66 testaram positivo para covid, enquanto outros 15 possivelmente também tinham o vírus.
Dos participantes do estudo, verificou-se que 89% tinham duas doses de vacina contra a doença. Apesar de estarem totalmente vacinados, os convidados apresentaram vários sintomas da Ômicron.
De acordo com as descobertas da pesquisa – publicada na revista de doenças infecciosas e epidemiologia Eurosurveillance – nove sintomas principais foram relatados com frequência.
Foram eles: tosse, nariz escorrendo, fadiga, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, febre, náuseas e espirros.
Entre esses sintomas, tosse, coriza e fadiga foram relatados como os mais comuns, enquanto espirros e febre foram os menos comuns.
Mais tarde, especialistas em saúde pública também adicionaram náusea a essa lista de sintomas em pessoas vacinadas que contraíram a variante Ômicron.
Como se proteger?
Como a Ômicron é muito mais contagiosa que qualquer outra versão anterior do vírus, os cuidados precisam ser reforçados.
Os infectologistas recomendam usar uma máscara de qualidade superior às de tecido e cirúrgicas.
A PFF2, por exemplo, tem uma filtragem melhor, além de vedar bem as entradas e saída de ar. Embora um pouco mais cara, ela pode ser reutilizada algumas vezes. Veja aqui como usar a PFF2 mais de uma vez com segurança.