Sintomas da pneumonia bacteriana que levou Sônia Abrão ao hospital
A pneumonia bacteriana é uma doença respiratória aguda que ocorre quando bactérias afetam os pulmões
A apresentadora Sônia Abrão precisou ser internada para tratar uma pneumonia bacteriana. A suspeita é que ela tenha contraído a doença junto com a covid-19, da qual se recuperou recentemente.
“Como fui medicada com antibióticos na covid, a pneumonia não se desenvolveu, tanto que fiz tomografia do tórax e os pulmões estavam limpíssimos. Como zerei a covid em 1 semana, a medicação foi suspensa e aí a pneumonia teve terreno livre pra atacar, perdi a voz e depois veio a tosse fortíssima”, contou a apresentadora no Instagram.
Sônia Abrão explicou a internação é necessária porque ela precisa ser monitorada para evitar crises de arritmia provocadas pelas altas doses de corticoide utilizadas no tratamento.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
A apresentadora aproveitou para conscientizar sobre a temporada de doenças respiratórias e orientar as pessoas a continuarem se cuidando.
“Só não esqueçam que ainda estamos na temporada de vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias, que vão além da covid. E a pneumonia bacteriana é a bola da vez!!! Máscara ainda é nossa maior proteção! Sempre foi minha companheira, por isso fiquei quase 3 anos protegida, tempo que me permitiu tomar as doses de vacina e passar bem pela covid”, disse ela.
Sintomas da pneumonia bacteriana
A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores. Quando adquirida na comunidade (PAC), é causada na maioria das vezes pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), que se instala nos pulmões quando há situações de baixa imunidade.
A infecção por H1N1, H2N3 (Influenza) ou SARS-CoV-2 (covid-19) também podem favorecer infecções respiratórias bacterianas secundárias. Portanto, vacinar-se contra a Influenza, a COVID-19 e o pneumococo é essencial para a prevenção da pneumonia.
Entre os principais sintomas da pneumonia bacteriana, estão:
- Febre alta
- Tosse persistente
- Dores no peito
- Cansaço excessivo
- Falta de ar (nos casos mais severos)