Sintomas de câncer de intestino que aparecem meses antes do diagnóstico
A incidência da doença tem aumentado entre os mais jovens. Veja os sinais para ficar atento
Um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA, identificou quatro sintomas de câncer de intestino que podem aparecer meses antes do diagnóstico em pessoas com menos de 50 anos.
De acordo com um estudo da American Cancer Society (ACS), a incidência desse tipo de câncer entre os jovens está aumentando em todo o mundo. No Brasil, embora não haja muitos dados sobre a doença por faixa etária, um levantamento do A. C. Camargo Cancer Center apontou que 20% das pessoas que receberam o diagnóstico entre 2008 e 2015 tinham menos de 50 anos.
Sintomas de alerta
Embora existam muitos sintomas a serem observados, uma nova pesquisa encontrou sinais de alerta importantes que podem indicar maior risco de câncer de intestino de início precoce – ou seja, ocorrendo antes dos 50 anos.
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
Os pesquisadores disseram que os pacientes provavelmente experimentariam quatro sintomas entre três meses e dois anos antes do diagnóstico.
Foi determinado que ter apenas um dos sintomas quase dobrou o risco de câncer de intestino. Aqueles que tinham dois sintomas tinham mais de 3,5 vezes o risco; e ter três ou mais sintomas aumentou o risco em mais de 6,5 vezes.
Esses sintomas de alerta foram:
- dor abdominal
- sangramento retal
- diarreia
- anemia ferropriva (causada pela deficiência de ferro)
Os pesquisadores acreditam que considerar esses sintomas pode ajudar na detecção e diagnóstico precoce entre os adultos mais jovens. Principalmente porque as pessoas com menos de 50 anos são consideradas de baixo risco, e elas não fazem rastreamento de câncer colorretal de rotina.
O estudo, publicado no Journal of the National Cancer Institute, analisou dados de mais de 5.000 pacientes com câncer de intestino de início precoce.
Atualmente, recomenda-se o rastreamento do câncer de intestino para pessoas a partir dos 45 anos. Antes, a idade recomendada era 50 anos. Porém em casos de histórico familiar, deve-se iniciar o rastreamento mais cedo.
Quais os outros sintomas de câncer de intestino?
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:
- dor de estômago ou dores de gases frequentes
- mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- sangue nas fezes
- fraqueza
- fezes pretas ou de cor escura