Sintomas de gravidez: 7 primeiros sinais para você observar

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela

Mulher, cê sabia que existem vários sintomas de gravidez que vão muito além do atraso menstrual? Bem, é disso que vamos falar hoje. Após a concepção, seu corpo produz um hormônio de gravidez chamado Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG), que é o responsável pela maioria dos sinais de gravidez.

Contudo, antes de listarmos esses sinais, é importante lembrar que eles variam de mulher pra mulher. Algumas mulheres, por exemplo, não apresentam sintomas de gravidez até semanas após a primeira menstruação. Já outras apresentam os sintomas logo depois da implantação do óvulo fertilizado na parede do útero.

No mais, não se pode negar que alguns sintomas são super presentes e, por isso, moças que estão tentando se tornar mamães e moças que ainda não querem assumir esse papel, prestem bastante atenção no que seus corpos têm a dizer. Tentem perceber quaisquer mudanças, mesmo que sutis, que sugiram uma gravidez (seja ela precoce ou não).

Sendo assim, a primeira coisa que vou te falar é a seguinte:

Sobre testes de gravidez e o falso negativo

Sintomas da gravidez

Miga, se você fizer um teste de gravidez logo após a implantação, o resultado pode dar negativo. Isso acontece porque seu corpo ainda não produziu uma quantidade significativa de hormônios de gravidez para que o teste conseguisse detectá-los. Por isso, o lance é fazer o teste a partir do primeiro dia de atraso da menstruação.

Só que aí é que vem o pulo do gato (e a motivação desse texto): mesmo quando é muito cedo para um teste de gravidez detectar uma gravidez, existem outros sintomas que podem ser observados até o veredicto final. Vem ver:

Sintomas de gravidez: os 7 primeiros sinais

1. Sangramento de implantação

O óvulo fertilizado costuma implantar na parede do útero cerca de oito a 10 dias após a ovulação. Esse processo pode causar um sangramentozinho de leve. Esse sangramento pode ocorrer, inclusive, perto do seu ciclo menstrual, viu? Por isso, é importante prestar bastante atenção nas diferenças entre os dois, que são:

  • O sangramento de implantação não dura tanto quanto um ciclo menstrual, ou seja, não tem fluxo;
  • É geralmente mais leve que a menstruação normal;
  • Também pode causar sintomas precoces de gravidez como dores abdominais que se parecem bastante com as cólicas menstruais, e/ou um aumento da temperatura do corpo.

2. Seios sensíveis e inchados

Continue lendo aqui: Sintomas de gravidez – 7 primeiros sinais para você observar

Leia também:

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Compartilhe: