Os sintomas da infecção pelo vírus Marburg, notificado pela ONU
Doença pode causar sangramento pelo nariz, gengivas e vagina; veja os demais sintomas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em alerta para a possibilidade de um surto do vírus Marburg que matou duas pessoas na região sul de Ashanti em Gana.
Especialistas da entidade de saúde da ONU foram enviados ao país para ajudar as autoridades de saúde a rastrear os contatos próximos das vítimas.
O que é o vírus Marburg?
O vírus Marburg é altamente infeccioso pertencente à mesma família do Ebola. Ele causa a doença do vírus Marburg (MVD), uma febre hemorrágica viral. De acordo com a OMS, a taxa de letalidade pode chegar a 88%, dependendo da cepa do vírus e do gerenciamento de casos.
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Este sintoma incomum ao dormir pode indicar doença cardíaca séria
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Sintomas de câncer de fígado: como identificar os sinais precoces
A doença do vírus de Marburg foi detectada inicialmente em 1967 após surtos simultâneos em Marburg e Frankfurt na Alemanha; e em Belgrado, Sérvia.
Os surtos foram associados ao trabalho de laboratório com macacos verdes africanos (Cercopithecus aethiops) importados de Uganda. Posteriormente, surtos e casos esporádicos foram relatados em Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul (em uma pessoa com histórico recente de viagens ao Zimbábue) e Uganda.
Em 2008, dois casos independentes foram relatados em viajantes que visitaram uma caverna habitada por colônias de morcegos Rousettus em Uganda.
Quais os sintomas de Marburg?
O período de incubação do vírus Marburg pode variar de 2 a 21 dias. A doença começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça intensa e mal-estar grave. Dores e dores musculares são uma característica comum.
Diarreia aquosa grave, dor abdominal e cólicas, náuseas e vômitos podem começar no terceiro dia. A diarreia pode persistir por uma semana.
No surto europeu de 1967, a erupção cutânea sem coceira foi uma característica observada na maioria dos pacientes entre 2º e 7º dias após o início dos sintomas.
Além disso, outra característica do quadro grave da doença é o sangramento entre 5º e 7º dias. Muitas vezes, o sangue pode sair nos vômitos e nas fezes e é frequentemente acompanhado de sangramento pelo nariz, gengivas e vagina.
Outro sintoma relatado é a orquite (inflamação de um ou ambos os testículos) foi relatada ocasionalmente na fase tardia da doença (15 dias).
De acordo com a OMS, nos casos fatais, a morte ocorre mais frequentemente entre 8º e 9º dias após o início dos sintomas, geralmente precedida por perda de sangue grave e choque.
Como o vírus Marburg é transmitido?
O vírus Marburg é transmitido aos seres humanos através de morcegos frugívoros. E, entre pessoas, através do contato direto com fluidos corporais, superfícies e materiais infectados, como roupas de cama com esses fluidos.
Tratamento
Ainda não há tratamento comprovado para neutralizar o vírus, mas uma variedade de produtos sanguíneos, terapias imunológicas e terapias medicamentosas estão atualmente em desenvolvimento.
Os pacientes podem receber cuidados de suporte precoces com reidratação e tratamento sintomático, que ajudam a melhorar a sobrevida.