4 substâncias que comprometem a saúde da voz
Manter a voz saudável não é apenas evitar resfriados ou gripes que dificultam a capacidade de falar, também é preciso dar atenção ao que é ingerido. Certas substâncias podem ser prejudiciais às cordas vocais ou desencadear muco na garganta.
A fonoaudióloga Jane Celeste, do estúdio da voz, listou alguns alimentos que podem ser irritantes. As recomendações são especialmente às pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho.
Gengibre – Pode ser irritante da mucosa gástrica, detonando um refluxo (subida do suco gástrico) e queimando a região posterior da laringe, gerando um incomodo ou até pigarro. Com isso, anestesia a garganta e propicia um abuso da voz devido à falta de percepção dos órgãos fonatórios.
- 5 benefícios do chá preto para a sua saúde
- Cigarro eletrônico aumenta risco de problemas nos dentes e gengiva
- Taioba é aliada contra a anemia e a inflamação; conheça os benefícios
- Shot fácil que vai desinflamar seu corpo e turbinar o emagrecimento
Própolis – Apesar de ser um anti-inflamatório natural, pode não funcionar quando o problema na garganta não é causado por bactérias. Normalmente o spray possui álcool em sua composição, trazendo para o usuário uma perda da sensibilidade, propiciando o abuso vocal.
Chocolate – Tem leite (aumentando a produção de muco) e cafeína (ressecando a mucosa, assim como o café, chá preto e refrigerantes). Não se deve comer chocolate ou beber leite pelo menos duas horas antes de falar para não prejudicar a projeção da voz. Esses produtos deixam a saliva mais grossa e mais viscosa.
Água Gelada – Pode produzir um choque térmico , mas isso depende da sensibilidade de cada um.
Leia também: