7 maneiras naturais de aliviar os sintomas de sinusite

Por: Redação

O desconforto  da sinusite é causado por um processo inflamatório que atinge a mucosa do nariz e seios da face. Durante os períodos mais secos do ano, o problema tende a ser mais comum.

A maioria das pessoas já experimentou dor e pressão sinusais em algum momento de suas vidas e a maioria se recuperou sem qualquer medicação prescrita. Mas há uma série de remédios naturais que podem oferecer alívio dos sintomas.

Confira uma lista com os 7 mais simples:

Lave suas passagens nasais

Crédito: Getty Images/iStockphotoLavar o nariz com spray salino ajuda a expulsar a mucosa

Há muito debate sobre quais remédios funcionam para sinusite, mas spray salino e lavagens com o lota (lavador nasal – já ensinamos aqui) são indiscutíveis, segundo Spencer C. Payne, professor de otorrinolaringologia da Universidade da Virgínia. “A solução salina limpa o muco e ajuda a expulsá-lo das passagens nasais”, afirma.

Segundo o professor, lavagens salinas foram estudadas e comprovadas como eficazes.  Se você tem problemas de sinusite, é recomendado o uso diário dessa solução para manter os seios da face sempre úmidos.

Experimente o extrato de bromelaína

Vendido como suplemento, a bromelaína é uma proteína encontrada em hastes de abacaxi. Por anos, tem sido usada por lutadores para reduzir o inchaço. O mesmo acontece com as vias nasais. Ela ajuda a reduzir o inchaço e liberar a passagens das vias respiratórias.

Só é importante, antes de começar a usar esse recurso,  conversar com seu médico, porque a bromelaína pode interagir com outros medicamentos.

Aposte em alimentos picantes

Crédito: Getty Images/iStockphotoEspeciarias também são aliadas

“Alimentos picantes como mostarda, pimenta, curry, rabanete e wasabi podem ajudar a liberar a mucosidade das vias aéreas”, explica o Dr. Robert Graham ao site Every Day Health. Então, se você gosta de especiarias, considere adicionar algumas delas às suas refeições para abrir suas passagens nasais.

Inale vapor

Já experimentou a sensação boa ao entrar em uma sauna e sentir aquele vapor com cheiro de eucalipto? A liberação do muco dos seios da face é quase que instantânea. Quem não tem acesso fácil a sauna, pode criar essa sensação em casa.

Crédito: Getty Images/iStockphotoCubra a cabeça com uma toalha para inalar melhor o vapor

Alguns praticantes da Medidina Alternativa sugerem pingar uma ou duas gotas de óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus) em água quente e inalar o vapor. Para potencializar o efeito, cubra a cabeça com uma toalha e inale por uns 10 minutos. Isso ajudará a soltar o muco.

Beba bastante líquido

Manter-se hidratado ajuda o seu corpo de várias maneiras, inclusive mantendo os seus seios úmidos. Beba água ao longo do dia, e certifique-se de evitar bebidas com cafeína ou alcoólicas, o que pode causar desidratação.

Proteja sua casa contra os causadores de alergia

Alergias podem piorar a dor de sinusite. As diretrizes mais recentes da Academia Americana de Otorrinolaringologia recomenda manter o ambiente doméstico limpo, eliminando os ácaros, usando roupas de cama com barreiras alérgicas e mantendo os animais fora do quarto.

Use um umidificador

Um umidificador pode ajudar manter o ar úmido principalmente durante os meses mais secos do ano, só é necessário mantê-lo limpo, especialmente se você tiver alergia ao mofo.

Leia também:

Compartilhe:

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …