Suores noturnos: as principais causas e quando procurar um médico
Este sintoma pode estar ligado a várias condições médicas, algumas das quais podem ser sérias
A transpiração é uma função corporal natural que remove o fluido à base de sal das glândulas sudoríparas. Seu principal objetivo é controlar a temperatura do corpo, por isso suamos mais em dias quentes.
Embora esta seja algo comum tanto durante o dia quanto à noite durante os meses de verão, isso também pode ser provocado por algumas condições de saúde.
De acordo com a Mayo Clinic, vários fatores que podem contribuir para os indesejados suores noturnos. Esses fatores incluem o seguinte:
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- distúrbios hormonais
- apneia do sono
- ansiedade
- infecções virais
- transtorno por uso de álcool e/ou substâncias
- distúrbios autoimunes
- endocardite (uma infecção do revestimento interno do coração)
- HIV/AIDS
- linfoma Hodgkin e não Hodgkin
- hipertireoidismo (tireoide hiperativa)
- leucemia
- mielofibrose (uma doença da medula óssea)
- AVC
- tuberculose
Além disso, há alguns medicamentos que também podem causar os suores noturnos. São exemplos disso medicamentos para depressão, metadona (um medicamento usado para tratar o transtorno do uso de opioides) e medicamentos para tratar o baixo nível de açúcar no sangue.
Quando procurar um médico?
Se esses episódios forem constantes e não melhorarem ou se chegar ao ponto de você começar a sentir fadiga diurna como resultado da perda de sono devido ao suor, é hora de consultar um médico.
Vale frisar que os fatores citados aqui não necessariamente podem ser a causa do seu suor noturno. Apenas um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico preciso com base na avaliação do seu histórico médico completo, exame físico e possivelmente em alguns exames complementares.