Superalimento pode ser a chave para reduzir a inflamação

Vegetal contém certas moléculas que se ligam a um receptor e ajudam a proteger o revestimento do intestino delgado, inibindo certas doenças

Cientistas elegeram o brócolis como um superalimento para a saúde intestinal, sugerindo que ele pode reforçar o sistema imunológico e diminuir a inflamação.

De acordo com os pesquisadores, o brócolis, assim como outros vegetais crucíferos, como repolho e couve de Bruxelas, devem fazer parte de uma dieta saudável.

Os cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia, no EUA, divulgaram suas descobertas no ano passado, no periódico Laboratory Investigation.

Detalhes do estudo

Em seu estudo, a equipe alimentou um grupo de camundongos com uma dieta com 15% de brócolis, o que é aproximadamente o equivalente humano a 3,5 xícaras por dia. Enquanto isso, outro grupo seguiu uma dieta padrão sem brócolis.

Segundo estudo, brócolis é um superalimento que reduz inflamação e risco de doenças gastrointestinais
Créditos: OlegDoroshenko/DepositPhotos
Segundo estudo, brócolis é um superalimento que reduz inflamação e risco de doenças gastrointestinais

Os pesquisadores descobriram que moléculas no brócolis, chamadas ligantes do receptor de hidrocarboneto arila, se ligam ao receptor de hidrocarboneto arila (AHR), que é um tipo de proteína chamada fator de transcrição.

Essa ligação, eles descobriram, inicia uma variedade de atividades que afetam as funções das células intestinais.

Eles então analisaram os tecidos dos animais para determinar a extensão em que o AHR sofreu ativação, bem como as quantidades de vários tipos de células e concentrações de muco, entre outros fatores, nos dois grupos.

Os pesquisadores observaram que a saúde intestinal dos camundongos que não se alimentaram de brócolis sofreu danos de várias maneiras.

A pesquisa sugere que o brócolis e provavelmente outros alimentos podem ser ​fontes naturais de ligantes AHR.

Também sugere que dietas ricas nesses ligantes contribuem para a resiliência do intestino delgado. Isso poderia ajudar a evitar várias doenças gastrointestinais.

A importância do microbioma intestinal equilibrado 

O estado do seu intestino também pode impactar seu humor e saúde mental, potencialmente reduzindo o risco de ansiedade, depressão e outros transtornos de saúde mental.

Um microbioma intestinal bem regulado pode ajudar a controlar a inflamação em todo o corpo, reduzindo o risco de doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal (DII).

Uma melhor saúde metabólica está ligada a um microbioma intestinal saudável. Isso inclui melhor regulação dos níveis de açúcar no sangue e menor risco de condições como obesidade e diabetes tipo 2.