Superfruta que ajuda a reduzir nível de glicose e a baixar pressão
Em meio a tantos benefícios, um estudo mostrou que a fruta auxiliou na redução do nível de glicose no sangue em 75%
O fruto da Annona muricata, popularmente conhecido como graviola, tem conquistado cada vez mais destaque não só por seu sabor exótico, mas também pelos benefícios à saúde.
Com sua origem nas regiões da América Central e Caribe, a graviola é uma pequena fruta de casca verde escura, coberta por pequenos espinhos.
Ela tem um sabor bem característico, levemente ácido e refrescante, podendo ser consumida tanto ao natural como no preparo de sucos e sorvetes.
- Porto de Galinhas: 5 motivos que vão te fazer desejar muito conhecer esse cantinho
- Pesquisa comprova eficácia do toque no alívio da depressão e ansiedade
- Adote este hábito após as refeições para reduzir o açúcar no sangue
- Aos 40, um descuido silencioso pode acelerar o envelhecimento do cérebro
Nutrientes da graviola
Considerada uma excelente fonte de diversas vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde do corpo, a graviola é rica em:
- vitamina C;
- vitaminas do complexo B, como B1, B2, B6;
- cálcio;
- magnésio;
- manganês;
- potássio.
Outro destaque da graviola é a presença de fibras e uma quantidade significativa de água, sendo um alimento com cerca de 66 calorias para cada 100 gramas.
Benefícios da graviola para a saúde
A graviola não é apenas uma deliciosa fruta tropical, mas também uma aliada à saúde, oferecendo diversos benefícios:
Previne câncer e envelhecimento precoce
A graviola possui alto teor de antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres no organismo, ajudando na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce.
Uma revisão de estudos, publicada na revista científica Oxidative Medicine and Cellular Longevity, sugeriu que a graviola pode ter potencial anticâncer e esse benefício deve ser explorado de forma mais abrangente. Mas ainda precisam ser realizados mais estudos.
Auxilia a saúde de hipertensos e diabéticos
Além disso, devido à sua rica composição nutricional e a presença de fibras, a graviola pode auxiliar na redução da pressão arterial e no controle das taxas de açúcar no sangue, podendo ser benéfica tanto para hipertensos quanto para diabéticos.
Em um estudo, os pesquisadores demonstraram que uma dose de 100mg/kg do extrato de graviola foi capaz de reduzir o nível de glicose no sangue em 75%.
Combate inflamações e infecções
A graviola também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, podendo auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias e infecções.
Auxílio na perda de peso
A fruta tem apenas 62 calorias a cada 100g, sendo indicada para quem quer perder peso. Isso graças às fibras presentes em sua polpa branca e cremosa, que proporcionam maior sensação de saciedade.
Afinal, a graviola tem contraindicações?
Ainda que deliciosa e saudável, vale frisar que, como qualquer alimento, o consumo da graviola deve ter moderação.
Além disso, como a fruta tem a propriedade de baixar a pressão arterial, ela é contraindicada para aqueles que sofrem de pressão baixa.
Grávidas também devem evitar o consumo da graviola, pois ela pode estimular o relaxamento uterino e causar aborto.
Como consumir a superfruta?
Não só a fruta, como também a casca, a raiz e as folhas da graviola são adequadas para consumo. Isso faz com que sua versatilidade se destaque, sendo uma ótima opção para variar o cardápio de modo saudável.
Você pode comer a graviola pura, em preparações culinárias, sucos, shakes e também em chás. Como suplemento alimentar, ela pode ser consumida em cápsulas, especialmente em lugares onde o cultivo da fruta é mais difícil.
Rica em tantos nutrientes, a fruta pode ser muito benéfica para a saúde, principalmente se o consumo for acompanhado de um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Pois nenhum alimento pode, sozinho, prevenir o câncer ou outras doenças, por exemplo.