Suplemento diário aumenta risco de câncer letal, alerta estudo
Alta ingestão dos comprimidos pode causar certos tipos de tumores
Especialistas da Pecking University, na China, alertaram as pessoas contra o uso diário de um suplemento muito consumido depois de descobrirem que os comprimidos podem causar certos tipos de câncer de pulmão letal.
A pesquisa, publicada na revista científica Frontiers in Nutrition, descobriu que a alta ingestão de vitamina A aumenta o risco de câncer de pulmão de células escamosas e adenocarcinoma.
Pesquisas anteriores já haviam descoberto que muita vitamina A poderia aumentar o risco de câncer de ovário, porém, essa é a primeira vez que a associação também é feita com câncer de pulmão.
O estudo que encontrou a relação realizou uma análise dos registros de saúde de mais de 11.000 pacientes com a doença.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é a principal causa de morte entre os homens e ocupa o terceiro lugar entre as mulheres. Os fatores de risco são tabagismo, a exposição passiva ao tabaco, ao amianto e poluição do ar.
Carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma são dois tipos comuns de câncer de pulmão. O adenocarcinoma é o tipo mais comum e começa no muco, produzindo células glandulares no revestimento das vias aéreas. Enquanto escamosa se desenvolve nas células planas que cobrem a superfície de suas vias aéreas.
Sinais de câncer de pulmão
De acordo com a ONG Oncoguia, a maioria dos cânceres de pulmão não provoca sintomas até que se disseminam. Os sinais e sintomas que mais aparecem são:
- Tosse
- Tosse com expectoração mucosa
- Tosse com expectoração com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Perda de apetite
- Perda de peso inexplicada
- Falta de ar
- Fadiga
- Infecções de repetição