Suplementos para aumentar a libido da mulher: eles realmente funcionam?
Esses suplementos geralmente contêm uma variedade de ingredientes que se acredita que aumentam o desejo feminino
A libido é um elemento importante da saúde sexual feminina que contribui para a satisfação sexual e está associada à redução do estresse e à melhora do bem-estar geral. Introduzir suplementos que aumentam a libido para mulheres em uma rotina diária pode aumentar o desejo.
O que é libido?
Libido é um desejo e impulso sexual que abrange pensamentos, fantasias e comportamentos sexuais. Este termo é mais comumente atribuído ao psicanalista Sigmund Freud. O nível de libido em cada mulher é diferente e pode mudar sob a influência de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Um fator biológico comum responsável pelas mudanças na libido é a flutuação de hormônios como estrogênio, progesterona, cortisol, serotonina e andrógenos.
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
O nível dessas substâncias muda no corpo durante o ciclo menstrual. Algumas mulheres podem experimentar um aumento da libido durante seus dias férteis, pouco antes da ovulação e durante a ovulação.
Os níveis hormonais e, portanto, o desejo sexual também podem mudar durante a gravidez, pós-parto e menopausa.
Outros fatores que diminuem a libido feminina
Condições médicas e uso de medicamentos
Certas condições médicas e medicamentos podem resultar em alterações na libido. Distúrbios da tireoide, como Hashimoto (um distúrbio autoimune que afeta as glândulas tireoides), podem interromper o equilíbrio hormonal, causando baixa libido.
Certos medicamentos antidepressivos, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), que são usados para transtornos de humor, podem afetar os neurotransmissores envolvidos na função sexual, o que pode consequentemente levar a uma diminuição do desejo sexual.
Estresse
É um fator psicológico importante que pode reduzir a libido em mulheres. Estresse prolongado pode afetar os níveis hormonais no corpo. Pode levar a uma produção aumentada de cortisol , frequentemente chamado de “hormônio do estresse”, que é conhecido por suprimir a produção de estrogênio e testosterona, levando a uma diminuição da libido.
O estresse também tem um forte aspecto psicológico na saúde sexual das mulheres. Altos níveis de estresse e esgotamento podem levar a transtornos de humor, o que reduziria o desejo sexual. Também pode levar à fadiga física geral, o que pode tornar a atividade sexual menos atraente.
Estilo de vida
Dieta, exercícios e sono podem influenciar a libido das mulheres. Uma dieta que não fornece micro e macronutrientes suficientes pode levar a deficiências que afetam a produção de hormônios sexuais.
Exercícios são conhecidos por melhorar o fluxo sanguíneo, o que é importante para a excitação e resposta sexual. A falta de exercícios também pode resultar em níveis mais altos de estresse, o que reduz o desejo sexual.
A higiene do sono é importante para manter o equilíbrio hormonal e restaurar o corpo. Também ajuda a reduzir o estresse. Portanto, o sono ruim pode resultar em fadiga ou irritabilidade, o que pode afetar negativamente a libido.
O que são suplementos para aumentar a libido feminina?
Suplementos para aumentar a libido são suplementos alimentares projetados para potencialmente estimular o desejo sexual, a excitação e a função sexual em mulheres.
Eles geralmente contêm uma mistura de aminoácidos, ervas, vitaminas, minerais e outros ingredientes que podem ter efeitos benéficos na saúde sexual das mulheres.
Esses suplementos naturais visam abordar vários fatores que podem contribuir para a baixa libido, como alterações hormonais ou fadiga.
O efeito dos suplementos que aumentam a libido pode variar dependendo da idade ou condição de saúde de um indivíduo.
Vale mencionar que, diferentemente dos suplementos para homens, estes não oferecem soluções imediatas (excitação ou ereção).
É sempre recomendado consultar um profissional de saúde para selecionar suplementos adequados para necessidades pessoais.
Como os suplementos podem ajudar a libido da mulher?
- Certos suplementos podem ajudar a regular o equilíbrio hormonal ao apoiar o sistema endócrino.
- Ingredientes como L-arginina e ginkgo são conhecidos por potencialmente aumentar o fluxo sanguíneo. Ao estimular a circulação na área genital, os suplementos podem ajudar com a sensibilidade e a percepção do prazer.
- Guaraná e ginseng podem fornecer um aumento de energia, contribuindo para um melhor desempenho sexual.
- Certos ingredientes podem potencialmente ajudar com a lubrificação e elasticidade do tecido vaginal, tornando a atividade sexual mais prazerosa.
A eficácia dos suplementos que aumentam a libido, assim como a de quaisquer outros suplementos, será determinada por vários fatores, como os ingredientes específicos, a condição de saúde do indivíduo e a causa da baixa libido.
Alguns estudos apoiam a eficácia de certos ingredientes na estimulação do desejo sexual, mas nem todos os resultados são conclusivos. A pesquisa frequentemente avalia a eficácia em pequenos números de participantes, e os resultados frequentemente dependem de resultados subjetivos (como os participantes se sentem) em vez de marcadores bioquímicos.