Comer tâmaras no fim da gravidez: ajuda mesmo no parto ou é mito?

Saiba como o consumo de tâmaras pode influenciar o trabalho de parto a partir da 36ª semana; médica esclarece

28/05/2025 13:52

Você pode ter se deparado com vídeos virais de mulheres grávidas comendo tâmaras. Mas o que explica essa tendência? A fruta realmente pode ser benéfica na reta final da gestação?

Tâmaras são aliadas naturais na reta final da gestação, ajudando a preparar o corpo para o parto.
Tâmaras são aliadas naturais na reta final da gestação, ajudando a preparar o corpo para o parto. - iStock/GOLFX

Apesar de não substituírem suplementos ou orientações médicas, as tâmaras podem ser uma aliada natural na preparação do corpo para o parto, especialmente a partir da 36ª semana de gestação.

Quem afirma isso é a ginecologista e obstetra, Dra. Renata Moedim, em entrevista à Catraca Livre.

Quais são os benefícios de consumir tâmaras na gravidez?

Os principais benefícios do consumo de tâmaras, após 35 semanas de gestação, [são] para ajudar a estimular as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero”, explica a médica.

De acordo com a médica, a fruta possui substâncias que interagem com os receptores de ocitocina — hormônio responsável pelas contrações — e pode conter precursores de prostaglandinas, que auxiliam na maturação do colo do útero.

Estudos sugerem que o consumo de tâmaras pode reduzir a necessidade de indução e uso de ocitocina durante o trabalho de parto.”

Além de atuar nesse processo, a fruta também é fonte de fibras, vitaminas e minerais, importantes para a saúde da mãe e do bebê.

Outra vantagem é o reforço energético. “As tâmaras são uma fonte de energia e podem ajudar a combater a fadiga da gravidez.”

Quem consome, recomenda?

Esse tipo de informação tem circulado cada vez mais entre gestantes, como conta a Dra. Renata: “as pacientes relatam que leram, ou ouviram, alguém falando sobre o consumo de tâmaras após 36 semanas de gestação.”

Foi o caso de Nicole Martins Conrado Manzano, de 25 anos, moradora da zona leste de São Paulo. Mãe do pequeno Henry Daniel, hoje com 2 anos, ela decidiu incluir a fruta na rotina nas semanas que antecederam o parto. “Comia uma vez por dia, geralmente toda manhã“, lembra a empreendedora.

@nicolecmanzano

Acompanhem mais da nossa rotina no app vizinho! 💙 #gestacao #gravidez #parto ♬ som original - Nicole Manzano

Nicole, no entanto, teve dificuldade com a textura da tâmara. “Não era nem tanto pelo gosto, e sim pela textura, eu não conseguia comer ela pura. Então, misturava com iogurte, batendo tudo no liquidificador. Cerca de 1 copo de iogurte + 4/5 tâmaras.”

No fim, ela conseguiu realizar o desejo do parto normal, mas o processo durou 27 horas.

Não creio que as tâmaras ajudaram em questão de diminuir o tempo do trabalho de parto, porque o meu durou 27 horas, mas consegui ter o parto normal. Foi muito leve e aconchegante, apesar de ter sido longo. Não me arrependo em momento nenhum e faria tudo novamente.

Nicole comeu tâmaras quando estava grávida de Henry, hoje com 2 anos.
Nicole comeu tâmaras quando estava grávida de Henry, hoje com 2 anos. - Acervo pessoal

Por outro lado, nas redes sociais, não faltam relatos de mulheres que consumiram tâmaras e atribuem a elas a redução no tempo do trabalho de parto.

Sobre isso, os médicos especialistas sempre destacam: cada corpo responde de uma forma. E, claro, muitos outros fatores podem influenciar nesse processo.

Recomendações da médica para grávidas

Seja como apoio natural ou como reforço energético, o consumo de tâmaras pode ser considerado, com orientação profissional, na reta final da gestação.

A recomendação, conforme orienta a Dra., é consumir de 6 a 7 tâmaras por dia, a partir da 36ª semana de gestação.

Esta é a quantidade recomendada para obter os benefícios da tâmara no trabalho de parto.” Ainda assim, ela ressalta que o alimento deve ser encarado como um complemento: “não substitui nenhum suplemento, é apenas complemento alimentar.”

E como lembra a Dra. Renata, o mais importante é ter acompanhamento médico e tomar decisões personalizadas para seu caso.