Técnica de enfermagem é afastada após fingir dar vacina em idosa
Funcionária de posto de saúde apenas furou o braço da mulher, mas não aplicou a dose
Uma técnica de enfermagem foi afastada do serviço depois de fingir ter vacinado uma idosa em um posto de saúde de Maceió, AL. A farsa foi descoberta porque a família da mulher de 97 anos filmava o momento da aplicação da vacina.
Segundo a neta da idosa, o vídeo foi gravado com o intuito de comemorar o momento. Ao enviar as imagens no grupo da família no WhatsApp, um parente percebeu que a profissional de saúde havia apenas furado o braço com a seringa, sem, no entanto, injetar a dose do imunizante.
A idosa e sua cuidadora retornaram ao local de vacinação e mostraram o vídeo para a coordenadora do posto, que liberou uma nova aplicação da vacina.
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
A prefeitura de Maceió afirmou tratar-se de “um caso isolado” e que o Ministério Público Estadual foi acionado para investigar o caso. No Twitter, o prefeito da cidade, João Henrique Caldas (PSB), disse que vai aumentar a fiscalização do protocolo de vacinação.
“A partir de agora, o profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento”, disse o prefeito.
A vacinação de idosos na capital alagoana foi iniciada na quinta-feira, 28, priorizando pessoas a partir de 85 anos. São usadas doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.