Pesquisa descobre quanto tempo leva para mulheres alcançarem orgasmo
Certas manobras, bem como posições durante a relação sexual penovaginal ajudaram as participantes do estudo a chegarem lá
Está aí uma dúvida de boa parte das pessoas: qual o tempo médio para uma mulher chegar ao orgasmo durante uma relação sexual? Um grupo de pesquisadores resolveu medir isso.
A pesquisa, publicada no The Journal Sexual Medicine, usou uma amostra de 645 mulheres de 20 países. A maioria era da Índia, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos. Todas elas viviam uma relação heterossexual estável monogâmica.
Foram excluídas da pesquisa aquelas com comorbidades como diabetes, hipertensão, asma, doença psiquiátrica, disfunção sexual e aquelas com parceiros com disfunção sexual.
O que descobriram é que o tempo médio para alcançar o orgasmo foi de 13 minutos e 25 segundos.
Mas como o tempo médio foi calculado?
Os pesquisadores pediram para as participantes do estudo disparar um cronômetro quando estivessem excitadas e só pará-lo quando atingissem o clímax.
Relação penovaginal foi insuficiente
Apenas 31,4% das mulheres relataram ter alcançado orgasmo apenas com a penetração. Já 68,6% delas revelaram que precisavam de determinadas manobras adicionais, como sexo oral e mordidas em certas partes do corpo, para chegar lá.
As participantes também apontaram para a posição que mais favoreceu o orgasmo, que é a em que a mulher fica por cima fazendo o movimento para frente e para trás. Dessa forma, o pênis estimula o clitóris, facilitando e intensificando o prazer.
O que vem antes e depois orgasmo
Pode até soar estranho, mas muitas mulheres não sabem identificar quando alcançaram o orgasmo. Isso se dá por conta da educação sexual repressora que muitas tiveram e que as limita em seja relacionado ao prazer feminino.
Basicamente, instantes antes do orgasmo algumas alterações acontecem com o corpo da mulher. A vulva fica mais inchada e avermelhada por conta do aumento do fluxo sanguíneo na região. O clitóris também aumenta de tamanho, ficando mais enrijecido e sensível.
Além disso, os batimentos cardíacos aceleram e a respiração fica mais ofegante.
O orgasmo, então, acontece quando os músculos pélvicos começam a ter contrações involuntária , que duram entre três e 26 segundos. Após esse evento, vem a sensação de relaxamento e de bem-estar.