Tomar uma pílula por dia desta vitamina pode reduzir risco de câncer

Pesquisadores observaram que o hábito foi associado a uma queda em 13% no risco de morrer de qualquer tipo de câncer

Uso diário da vitamina D está associado à diminuição do risco de câncer – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Uso diário da vitamina D está associado à diminuição do risco de câncer – iStock/Getty Images

Tomar um suplemento diário de vitamina D pode reduzir o risco de morrer de câncer em 13%, de acordo com um estudo. É o que aponta pesquisa divulgada pelo Allegheny Health Network Cancer Institute, em Pittsburgh.

O estudo, conduzido pelo pesquisador norte-americano Shifeng Mao, mostra que pessoas com deficiência de vitamina D tinham mais que o dobro de chances de desenvolver câncer de pâncreas e maior risco de câncer de intestino.

Por que a vitamina D?

De acordo com especialistas, a vitamina D é produzida quando a pele é exposta ao sol. No entanto, por conta do estilo de vida moderno passamos mais tempo em  ambientes fechados e, consequentemente, sofremos com níveis insuficientes desse nutriente.

Outro estudo conduzido pela Michigan State University e Hurley Medical Center envolveu 79 mil adultos saudáveis ​​que tomaram um suplemento por pelo menos três anos.

Ao fim do experimento, os pesquisadores observaram que o hábito foi associado a uma queda em 13% no risco de morrer de qualquer tipo de câncer.

Além disso, um terceiro estudo descobriu que tomar uma pílula diária juntamente com uma estatina (conjunto de medicamentos para a redução o colesterol) estava ligado a uma redução nas mortes por câncer de próstata de quase 40%.