Um simples café da manhã pode ajudar a reduzir o colesterol

Segundo os pesquisadores, essa redução pode chegar a até 70%

A saúde começa pela boca e não há nada mais real que isso, especialmente quando se trata de colesterol. Um estudo descobriu que uma simples escolha certa no café da manhã pode ajudar a reduzir os níveis ruins da substância gordurosa no sangue.

O que se sabe é que o colesterol alto, muitas vezes, está ligado a uma dieta pouco saudável, excesso de peso, falta de exercícios, tabagismo e consumo de álcool.

Por outro lado, especialistas em saúde defendem que os produtos de soja, como o tofu, leite e a própria farinha do grão, podem ser um grande aliado contra a condição.

O que comer no café da manhã pode influenciar positivamente ou negativamente nos níveis de colesterol
Créditos: Diane Labombarbe/istock
O que comer no café da manhã pode influenciar positivamente ou negativamente nos níveis de colesterol

O estudo feito pela Heart UK, uma instituição voltada a pesquisa sobre colesterol do Reino Unido, encontrou evidências que sugerem que a soja pode reduzir os níveis de colesterol ‘ruim’ e considerou a comida “perfeita” para uma dieta “saudável para o coração”, pois é repleta de proteínas, vitaminas e minerais.

Uma das razões pelas quais esses alimentos à base de plantas são benéficos para o colesterol se resume aos baixos níveis de gordura saturada, que é facilmente encontrada na margarina, banha, salsichas, queijos e biscoitos. Esse tipo de gordura e está associado a níveis elevados de LDL, ou colesterol ruim.

O consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol
Créditos: BrazilPhotos/istock
O consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol

A farinha de soja é ainda mais eficiente

Segundo os pesquisadores, comer 25 gramas de proteína de soja, em média, por dia reduziu os níveis de LDL em cerca de três a quatro por cento em um período de seis semanas.

A Harvard Medical School descreveu essas descobertas como “uma quantidade pequena, mas ainda significativa”.

Outro estudo, publicado na revista Antioxidants, descobriu que consumir farinha de soja rica em proteína B-conglicinina pode reduzir ainda mais os níveis. Segundo os autores, este produto de soja foi capaz de reduzir o colesterol alto e outros níveis de lipídios em até 70%.