Urina espumosa e outros sinais de doença renal
A doença renal pode ter uma variedade de sinais e sintomas, que podem variar de acordo com o estágio da condição
Mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo têm doença renal, e a maioria não sabe disso. A maioria dos casos de doença renal passa despercebida devido à ausência de sinais e sintomas visíveis e proeminentes. Segundo especialistas, a doença renal se manifesta fisicamente de várias maneiras, mas na maioria das vezes esses sintomas são diagnosticados erroneamente como sendo causados por outras doenças.
Como a doença renal requer atenção e intervenção médica imediata, é importante conhecer alguns sintomas.
Sinais e sintomas de doença renal
Fadiga
A insuficiência renal grave pode levar ao acúmulo de toxinas e outros contaminantes no sangue. Um paciente que sofre de doença renal pode sentir fadiga, sensação de fraqueza e dificuldade de concentração como consequência. A anemia, que pode resultar em cansaço e fraqueza, é outro efeito colateral da doença renal.
Pele seca e coceira
Quando os rins são incapazes de manter o equilíbrio certo de minerais e nutrientes no sangue, a doença renal grave é comumente acompanhada por doenças minerais e ósseas, que podem se manifestar como pele seca e com coceira.
Micção frequente
Um dos sinais mais comuns de qualquer tipo de doença renal é uma alteração no ciclo de micção. Quando você notar que a necessidade de urinar aumentou (especialmente à noite), você deve verificar se há doença renal.
Edema
Quando os rins podem não conseguem eliminar adequadamente o excesso de fluidos do corpo, pode haver um inchaço nas pernas, tornozelos, pés, mãos ou face devido à retenção de líquidos.
Sangue na urina
As células sanguíneas são normalmente retidas no corpo quando os rins saudáveis filtram os resíduos do sangue para produzir urina. No entanto, quando os filtros dos rins são danificados, as células sanguíneas podem começar a “vazar” para a urina.
Urina espumosa
Um dos sinais mais comuns de dano renal ou doença renal é a urina espumosa. Bolhas excessivas na urina, principalmente aquelas que precisam de várias descargas para desaparecer, são um sinal de que há uma proteína presente na urina, condição chamada proteinúria.
É importante ressaltar que esses sintomas podem ser causados por outras condições médicas além da doença renal. Na presença de sintomas persistentes, é importante procurar atendimento médico para uma avaliação e um diagnóstico preciso. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para retardar a progressão da doença renal e preservar a função renal.