Uso de antiinflamatórios para eczema faz criança perder visão
Menina teria desenvolvido catarata após usar esteroides tópicos por um longo período
Uma menina de 12 anos perdeu a visão de um olho depois do uso contínuo de cremes antiinflamatórios para eczema. A suspeita é que ela tenha desenvolvido catarata associada aos esteroides, segundo reportagem do jornal inglês Metro.
Scarlet September começou a utilizar cremes para eczema quando tinha seis anos de idade. Segundo a mãe da menina, Sarah, quando ela interrompeu o tratamento, sofreu abstinência de esteroides tópicos. Foi aí que começaram as reações desagradáveis.
A menina apresentou queda de cabelo, pele vermelha, com sensação de queimação, feridas abertas com secreção, além de insônia.
A mãe dela também contou que o desânimo e indisposição a fizeram perder um ano de escola.
Abstinência de esteroides
A abstinência de esteroides é algo comum em quem interrompe abruptamente o uso desses medicamentos após por longos períodos ou faz uso de maneira incorreta.
Os sintomas incluem:
Vermelhidão, particularmente na face, genitais e área onde os esteroides foram aplicados
Pele ressecada
Inchaço
Secura e pele rachada
Enrugamento excessivo
Sensibilidade da pele e intolerância aos hidratantes
Infecções de pele frequentes
O que é eczema?
Eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. A doença pode ser aguda, subaguda ou crônica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema.
Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele.
Além da gravidade, ainda existem seis tipos da doença que se diferenciam pela região do corpo onde se manifesta e pelos sintomas.
Tratamento
O tratamento é realizado de acordo com o tipo. Além do uso de medicamentos especiíficos, como corticoides ou anti-histamínicos em forma de pomada ou creme, os pacientes podem receber orientações para manter sempre a pele hidratada. No caso do eczema de contato, é importante que seja evitado o contato com a substância responsável pelos sintomas da doença.