Últimas notícias:

Loading...

Abstinência de esteroides faz eczema se espalhar pelo corpo de jovem

Medicamento tópico viciou organismo de jovem que viu condição se agravar após interromper o uso

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A professora de inglês Elin Wade, 30, desabafou sobre o inferno que vive com o eczema, inflamação da pele. Perto de seu casamento, ela viu a condição se agravar e erupções cutâneas se espalharem pelo corpo, fazendo parecer que sua pele pegava fogo.

“Comecei a entrar em pânico pensando que minha pele iria explodir no dia do meu casamento, pois havia perdido completamente o controle sobre meu corpo e estava obcecada com o que o tornava pior”, contou em suas redes sociais.

eczema-abstinência
Crédito: Reprodução/Instagram Eczema deixou a pele do rosto de Elin toda descamada

Além das lesões na pele, a jovem começou a perceber uma queda acentuada de cabelo e perda de peso.

Sem saber o que tornava sua condição tão grave, ela começou a pesquisar na internet sobre os sintomas do vício e abstinência em asteroide tópicos.

“Comecei a abstinência imediatamente após descobrir isso e meu corpo entrou em colapso completo e eu tinha todos os sintomas relatados por todos os pacientes – a erupção na pele que se espalha por toda parte, que é vermelha, quente, úmida e escamosa”, descreveu.

eczema
Crédito: Reprodução/InstagramEczema se espalhou por todo o corpo após ela abandonar os esteroides tópicos

Ela também relata que os gânglios linfáticos de seu corpo ficaram bem inchados. “Isso me levou a fazer teste de HIV, linfoma e leucemia e até tive que fazer uma ultrassonografia nos meus gânglios linfáticos porque os médicos estavam preocupados – mas eu sabia que era apenas mais um sintoma de retirada de esteroides”, contou.

Elin abandonou o tratamento com os estreoides no ano passado e passou a usar imunossupressores, que ajudaram um pouco. Mesmo assim, ela conta que não se recuperou completamente.

“Minha pele fica seca o tempo todo, pois não retém a umidade e parece muito escamosa. Cada vez que eu hidrato, ela fica vermelha e eu sinto que estou lutando uma batalha perdida. Além dos sintomas físicos, os mentais são igualmente graves e tenho sofrido crises de depressão por causa disso”, diz.

Eczema e abstinência tópica

O tratamento com esteroides tópicos costuma dar bons resultado para quem sofre de eczema, mas vicia o organismo, que acaba precisando de doses cada vez mais fortes.

Essas manifestações tão sérias na pele são efeitos colaterais que acontecem quando os esteroides são descontinuados abruptamente após um período prolongado ou inapropriado de administração.

Os sintomas incluem:

Vermelhidão, particularmente na face, genitais e área onde os esteroides foram aplicados
Pele ressecada
Inchaço
Secura e pele rachada
Enrugamento excessivo
Sensibilidade da pele e intolerância aos hidratantes
Infecções de pele frequentes

O que é eczema?

Eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema.

Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele. O paciente pode ter eczema agudo, agudo/subagudo, subagudo/crônico ou só crônico.

Compartilhe:

Tags: #Doença #Pele