Vacina contra covid: 1,5 milhão não voltaram para tomar a segunda dose
A orientação é que essas pessoas procurem um posto de vacinação
Uns desejando tanto, enquanto outros deixam a chance passar. Segundo um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, 1,5 milhão de brasileiros não tomaram a segunda dose da vacina contra covid-19 no prazo recomendado pelos laboratórios.
Aqueles que tomam uma dose da vacina AstraZeneca precisam respeitar o intervalo máximo de 84 dias e os vacinados com a Coronavac precisam receber a segunda dose em até 28 dias após a primeira aplicação.
Aos que estão com a segunda dose atrasada, o Ministério da Saúde orienta que procurem um posto de vacinação para completar a imunização.
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
Em conversa com jornalistas na manhã desta terça-feira, 13, em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ainda informou que a pasta prepara uma lista para enviar aos estados e municípios com a relação de pessoas que não retornaram para se vacinar.
A ideia de montar essa lista é discutir uma forma para buscar essas pessoas a fim de se imunizar com a segunda dose.
Uso de máscara
No encontro com os jornalistas, o ministro da Saúde ainda cobrou disciplina e uso de máscaras por quem utiliza transporte público, como forma de evitar ainda mais a disseminação do vírus.
Queiroga informou que haverá uma campanha nacional para prevenir a contaminação, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas lembrou que cabe às prefeituras disciplinar regras para trens e ônibus.