CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Vacina contra HIV será testada em humanos no Brasil

As análises serão realizadas em grupos considerados vulneráveis a contraírem o vírus

Por: Redação

Uma vacina preventiva contra o HIV entrou na fase final de testes e será aplicada em humanos pela primeira vez no Brasil e em mais sete países da América e Europa. Os testes acontecerão ainda neste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira em conferência internacional no México.

A eficácia da vacina, chamada de Mosaico, será avaliada em 3.800 voluntários homens e pessoas transexuais que mantêm relações sexuais com outros homens e transexuais e que tenham idades entre 18 e 60 anos.

vacina com o rótulo indicando que é do HIV
Crédito: Hailshadow/istockVacina contra o HIV está na fase final de testes

No período de um ano, o grupo receberá quatro doses da vacina, que reúne uma seleção de subtipos do HIV para induzir respostas imunológicas contra a maior parte das variações do vírus presentes no mundo.

As duas primeiras doses utilizam um composto criado a partir de um vírus de resfriado modificado e que não causa a doença para entregar quatro substâncias que induzem respostas imunológicas. As outras duas doses são elaboradas com proteínas do envelope viral de dois tipos de HIV.

ilustração de vírus
Crédito: Fpm/istock Pesquisadores estão esperançosos quanto à eficácia da vacina

Uma série de estudos anteriores foram realizados em macacos, e começou há 15 anos. Estes estudos refinaram a ideia da composição de uma vacina e determinaram o regime de dosagem mais eficaz.

“Estamos comprometidos em garantir que os resultados dos testes de vacina contra o HIV sejam generalizáveis para as populações que carregam o maior fardo da infecção pelo HIV”, disse Susan Buchbinder, presidente do protocolo Mosaico e diretora do Bridge HIV no Departamento de Saúde Pública de São Francisco.

A fase 2 de testes já está ocorrendo na África do Sul, Malawi, Moçambique, Zimbábue e Zâmbia. Estudos anteriores foram realizados nos Estados Unidos, Tailândia e outros países africanos.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.