Covid-19: veja quando começa a vacinação de idosos de 70 anos em SP
O pré-cadastro online agiliza o atendimento no dia da vacinação em cerca de 10 minutos; veja como ter acesso ao formulário
O governo de São Paulo atualizou o calendário vacinal contra covid-19 e informou nesta segunda-feira, 15, que idosos com 70 e 71 anos começam a receber o imunizante a partir do dia 29 de março nas unidades de saúde e nos postos drive-thru. A expectativa é aplicar a primeira dose em 600 mil pessoas que integram esta faixa etária no estado.
O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Nesta segunda-feira, 15, a campanha de vacinação começou a imunizar contra a covid-19 o público de 75 e 76 anos, Na próxima segunda-feira, 22, será a vez das 730 mil pessoas na faixa de 72 a 74 anos de idade.
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
Novas doses de vacina
O Instituto Butantan, responsável pelo fornecimento de doses da CoronaVac, entregou hoje ao Ministério da Saúde mais 3,3 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. A fábrica do Instituto está funcionando 24 horas por dia, com trabalhadores atuando em três turnos para dar conta da demanda.
Está prevista ainda a entrega de outras 2 milhões de doses na próxima quarta-feira.
Ao todo, já foram fornecidos 20,6 milhões de doses do imunizante, desenvolvido em parceria com laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas a todas as regiões do país, por meio do Programa Nacional de Imunizações. O acordo com o governo federal é entregar mais 54 milhões de doses até agosto, totalizando 100 milhões de unidades da CoronaVac para o Brasil.
Pré-cadastro em SP
Para o público alvo, o governo recomenda fazer o pré-cadastro no site Vacina Já. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, para agilizar o atendimento no dia e evitar aglomeração nos locais de imunização.
De acordo com o governo, isso economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Quem preencher o formulário antecipadamente será atendido no dia em cerca de 1 a 3 minutos. Já a coleta de informações no dia leva cerca de 10 minutos.
O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente.