Veja quando crianças sem comorbidades serão vacinadas em SP
Primeira fase da campanha começa nesta segunda-feira
A vacinação infantil contra a covid-19 se iniciou no estado de São Paulo nesta segunda-feira, 17. O público-alvo dessa primeira etapa da campanha é formado por crianças com comorbidades e deficiência, além de indígenas e quilombolas. A ideia do governo paulista é imunizar todo o grupo prioritário entre os dias 14 de janeiro e 10 de fevereiro.
Dessa forma, a imunização de crianças sem comorbidades está prevista para começar na segunda quinzena de fevereiro. Indo de 11 anos até 9 anos (parcialmente) até o final do mês.
A vacina pediátrica desenvolvida pela Pfizer para essa faixa etária é diluída, mas igualmente eficaz e segura e aprovada pela Anvisa.
- Game recria abertura de Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida
- Como resiliência impacta a expectativa de vida e longevidade dos idosos
- 5 sinais de alerta de depressão que são fáceis de ignorar
- Balneário Camboriú tem 5 pontos impróprios para banho de mar
O imunizante para crianças será aplicado em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
A vacina vem dentro de um frasco diferente, com a tampa laranja, para evitar confusão na hora da aplicação. Já o imunizante destinado para os maiores de 12 anos tem a tampa na cor roxa.
Pré-cadastro para vacinação
Para agilizar o atendimento no dia da vacinação, o governo estadual pede aos responsáveis pelas crianças que realizem um pré-cadastro da crianças na plataforma VacinaJá.
A vacina será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais AMAs/UBSs Integradas.
A criança precisa estar acompanhada do pai ou de um responsável maior de idade e levar algum documento de identificação, como CPF, certidão de nascimento ou RG.