Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

OMS recomenda dois novos remédios contra a covid-19

Ambos os medicamentos já possuem autorização na Anvisa para uso em pacientes com a doença

Por: Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou na quinta-feira, 13, dois novos remédios para tratar covid-19, um para pacientes com doença crítica e outro para casos não graves.

O primeiro medicamento, o baricitinibe, um medicamento usado ​​para tratar doenças autoimunes, câncer de sangue e medula óssea e artrite reumatoide.

De acordo com o grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da OMS , o medicamento é “fortemente recomendado” para pacientes com doença grave ou crítica em combinação com corticosteroides.

OMS recomenda remédios covid
Crédito: Serhii Tychynskyi/istockOMS recomenda dois novos remédios para tratar covid-19

A recomendação também inclui o uso do anticorpo monoclonal sotrovimabe para pacientes que não apresentam quadros clínicos graves, mas têm maior risco de hospitalização.

O grupo de especialistas internacionais baseou sua recomendação em “evidências de certeza moderada” de que melhora a sobrevida e reduz a necessidade de ventilação. Não houve aumento observado nos efeitos adversos.

Efeito dos medicamentos

O baricitinibe, que já foi aprovado pela Anvisa no tratamento de pacientes internados com covid-19, atua no bloqueio de ações inflamatórias do vírus.

A droga é de uso restrito ao ambiente hospitalar, não podendo ser adquirida sem a indicação médica.

remédios contra covid
Crédito: Divulgação/GlaxoSmithKline Sotrovimabe atua contra a proteína spike do coronavírus

Já o sotrovimabe atua contra a proteína spike do SARS-CoV-2, é projetado para bloquear a ligação do vírus com a entrada nas células humanas. O fármaco também é restrito a ambientes hospitalar e sua aplicação é intravenosa, com dose única restrita 500 mg.

O medicamento também já possui aprovação na Anvisa para uso emergencial desde o dia 9 de setembro.

Compartilhe: