Verão: Cuidado com as tempestades de fim de tarde, raios e trovões

As dicas são simples mas podem ajudar nas repentinas chuvas de verão

Por: Redação
Silva Junior/Folhapress
Crédito: DalilaRaios e trovões.

As fortes chuvas no período de verão são constantes por conta do aquecimento durante o dia. Os raios e trovões também são fenômenos que causam preocupação, além de enchentes e alagamentos. E por conta dessa condição climática típica da estação é necessário tomar alguns cuidados.

Separamos algumas dicas que pode ajudar na segurança pessoal quando se é pego de surpresa por uma tempestade de verão e medidas preventivas.

Precauções para os dias de chuvas

– Manter a limpeza de telhados e marquises e entra em contato com os órgãos responsáveis da sua região para a manutenção de bueiros e canos.

– Verifique se as telhas estão bem prezas.

– A poda de galhos também pode evitar problemas futuros. Verifique com a prefeitura da sua cidade a solicitação do serviço.

– Manter lanternas, pilhas e velas em lugares estratégicos também poderá ajudar no caso de queda de energia repentina.

– Em chuvas fortes mantenha janelas e portas fechadas, na medida do possível.

– Desligar aparelhos e retirá-los da tomada durante tempestades pode preservá-los caso alguma descarga elétrica muito forte atinja a rede.

– O risco de um acidente ocorrer em chuveiros elétricos é remoto, contudo, se houver uma descarga elétrica muito grande, a pessoa que estiver tomando banho pode levar um choque grave. Logo, não custa prevenir.

– Não se abrigue embaixo de estruturas metálicas ou outdoors.

Compartilhe: