Vigilância sanitária acha bactéria em queijo rede de supermercado
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul divulgaram nota alertando toda a população, especialmente gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos fatiados já adquiridos da marca Zaffari nas lojas do Rio Grande do Sul.
O grupo também possui lojas no estado de São Paulo.
As secretarias afirmam que foi encontrada bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde. Os produtos foram retirados de comercialização e os Centros de Fatiamento e Distribuição da marca envolvidos foram interditados pela própria empresa até que se resolva a situação.
- Denúncia de surto de meningite em Maceió assusta; Secretaria esclarece
- Fungo pode aumentar risco de Alzheimer, revela estudo
- Conheça a bactéria suspeita de ter matado 3 crianças em MG
- Tomar muita vitamina C pode levar à condição de saúde dolorosa
“Nossas equipes de Vigilância em Saúde seguem alertas acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias”, publicou no Facebook a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Perigos da Listeriose
O Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, explica que a intoxicação é causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes, que pode sobreviver em ambiente refrigerado e até mesmo em locais de congelamento.
Os principais sintomas de listeriose são febre, dores musculares, náusea e diarreia. Os sintomas podem começar a se manifestar entre 3 e 70 dias após o contato com a bactéria.
Leia a matéria completa e entenda os riscos.