Vírus que causa paralisia deixa médicos dos EUA em alerta
Especialistas emitiram um alerta aos médicos para ficarem atentos aos sintomas do vírus; veja quais são
Um vírus semelhante ao da poliomielite e que também pode deixar crianças completamente paralisadas está causando alerta entre os especialistas nos Estados Unidos.
Conhecido como enterovírus D68 (EV-D68), normalmente causa uma doença leve semelhante a um resfriado que dura cerca de uma semana.
No entanto, em alguns casos, os enterovírus podem atacar o sistema nervoso central e provocar paralisia ou até morte. Várias crianças nos EUA morreram após desenvolver a doença neurológica.
- Ade Sampa abre 420 vagas em curso gratuito de empreendedorismo
- Esgotamento social: os sinais, as causas e como recarregar a bateria
- Cannabis medicinal pode promover efeito anti-idade no cérebro, aponta estudo
- Chef por um dia! Abbraccio envolve pais e filhos em experiência culinária imersiva
As crianças com asma ou qualquer pessoa com um sistema imunológico enfraquecido correm maior risco de complicações ou doenças graves.
Como ocorre a transmissão?
O vírus é muito contagioso, e pode ser encontrado nas secreções respiratórias de uma pessoa infectada, como como saliva ou muco nasal, podendo ser transmitido através do espirro ou tosse ou das gotículas respiratórias infectadas presentes em superfícies.
Sintomas da doença
O EV-D68 pode causar doenças respiratórias leves a graves. Os sintomas, quando leves, podem incluir coriza, espirros, tosse, dores no corpo e dores musculares. Sintomas graves podem incluir chiado e dificuldade para respirar.
Em muitos casos, pode ser difícil distinguir os sintomas do EV-D68 dos vírus respiratórios. O diagnóstico é feito a partir de testes de laboratório específicos em amostras do nariz e garganta ou sangue.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, sugere que os médicos considerem o EV-D68 como uma possível causa de doença respiratória aguda e grave e considerem testes laboratoriais de amostras respiratórias.