Vírus da peste suína africana ressurge e preocupa a Ásia

Doença altamente contagiosa é frequentemente fatal entre os suínos

O vírus da peste suína africana, que já exterminou dezenas de milhões de porcos no passado na Ásia, ressurgiu este ano em pelo menos três países: na China, no Vietnã e na Malásia. Embora os casos estejam isolados, a notícia gera um alerta nos governos da região.

De acordo com Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, os casos foram detectados em Aba, na província de Sichuan, e na cidade de Xiangyang, na província central de Hubei.

Só em Sichuan, maior província produtora de carne suína da China, o surto já matou 38 porcos em uma fazenda de 127 suínos. Também há relatos de surto na província de Yunnan, no sudoeste do país.

Vírus da peste suína gera preocupação na Ásia
Créditos: Odairson Antonello/istock
Vírus da peste suína gera preocupação na Ásia

Peste suína

A peste suína, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal nos suínos. No entanto, estudos apontam que a doença não oferece risco a saúde humana. Ainda não há tratamento ou vacina para o vírus, que se não controlado representa uma ameaça aos produtores, que podem perder parcelas consideráveis das criações de animais.

A doença é conhecida como peste suína africana por ter sido identificada pela primeira vez na África. A doença é transmitida por carrapatos e provocada febre alta e hemorragia em suínos. O agente pode permanecer ativo por tempo indeterminado em alimentos contaminados, em objetos e outros locais.