Vírus apelidado de ‘gripe do tomate’ infecta 82 crianças
A infecção viral rara está restrita a estados da Índia e é considerada sem risco de vida
Pelo menos 82 crianças com menos de cinco anos foram infectadas com um vírus raro apelidado de “gripe do tomate” nos estados de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. Os casos foram registrados entre maio e julho deste ano.
O vírus causa erupção cutânea vermelha, com bolhas dolorosas, semelhantes à varíola dos macacos. Além disso, provoca febre, dores no corpo, fadiga, náusea, vômito, diarreia, desidratação e inchaço das articulações.
A gripe do tomate ganhou esse nome com base na erupção das bolhas vermelhas que gradualmente aumentam até o tamanho de um tomate.
- Como a bronquiolite afeta a saúde e a morte de crianças de até 1 ano
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Prevenção da bronquiolite pode reduzir morte de crianças até 1 ano
Acredita-se que a infecção é uma nova variante da doença mão-pé-boca, que desencadeia sintomas parecidos e é comum em crianças de 1 a 5 anos e em adultos imunocomprometidos.
Ainda não se sabe se a gripe afeta apenas crianças, mas autoridades da saúde de Kerala estabeleceram postos de controle e estão examinando todos os indivíduos em busca de outros sintomas para evitar a propagação da doença.
Até agora não há evidências de que a doença desencadeie um quadro grave ou com risco de vida. As crianças infectadas foram tratadas com os remédios como paracetamol, além de fazer repouso e reposição de líquidos.
De acordo com um artigo publicado na revista científica The Lancet, infecções virais são comuns nessa faixa etária e a disseminação é provável que ocorra por contato próximo.
“As crianças pequenas também são propensas a esta infecção através do uso de fraldas, tocando superfícies sujas, bem como colocando coisas diretamente na boca”, escreveram.