Vírus VSR provoca surtos em crianças em várias partes do mundo
Infecção pode causar problemas sérios, especialmente em crianças menores de 1 ano; veja os sintomas
O VSR, sigla de vírus sincicial respiratório, tem atingido crianças em diversas partes do mundo. No Brasil, a maior incidência foi registrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo os boletins InfoGripe, da Fiocruz.
A infecção causa de problemas pulmonares, como a bronquiolite, uma inflamação das pequenas vias respiratórias do pulmão, e pneumonia, especialmente em crianças menores de 1 ano de idade.
O que tem intrigado a comunidade médica é que casos da infecção, que é mais comum em meses mais frios, tem aumentado em períodos em que deveriam estar minguando. Foi assim no Hemisfério Norte, em março, quando era fim do inverno.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
De acordo com uma reportagem da BBC Brasil, os médicos acreditam que esse comportamento incomum do vírus pode ter uma ligação indireta com a pandemia de covid-19.
A explicação é que, no ano passado, o isolamento social impediu sua circulação, e, como resultado, muitas crianças não tiveram a oportunidade de criar imunidade contra o patógeno.
A reportagem da BBC relata que, em alguns lugares, equipes médicas viveram momentos dramáticos com UTIs cheias de crianças com o vírus.
“Ficamos lotados, todos os leitos ocupados, o que é um desafio”, diz Christoph Berger, chefe do departamento de doenças infecciosas e epidemiologia do Hospital Universitário Infantil de Zurique, na Suíça. O pico por lá foi em julho, em pleno verão.
Sintomas
De acordo com o CDC, pacientes infectados com VSR geralmente apresentam sintomas 4 a 6 dias após serem infectados. Os sintomas de infecção por VSR geralmente incluem:
- Coriza
- Diminuição do apetite
- Tosse
- Espirros
- Febre
- Respiração ofegante
Esses sintomas geralmente aparecem em estágios e não todos de uma vez. Em bebês com VSR, os únicos sintomas podem ser irritabilidade, diminuição da atividade e dificuldades respiratórias.