Você conhece os sintomas da pressão alta? Fique atento a estes sinais
A hipertensão é frequentemente chamada de “assassina silenciosa”, mas, em alguns casos, os sinais podem ser observados
A menos que você esteja medindo sua pressão arterial ou tenha sido diagnosticado recentemente com pressão alta (hipertensão), você provavelmente não pensa muito sobre isso — ou mesmo não sabe exatamente o que é.
A pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias que é gerada a cada batimento cardíaco. É normal que a pressão arterial flutue ao longo do dia com base em suas atividades e outros fatores. Mas quando você tem pressão alta ou hipertensão, isso significa que sua pressão arterial mede consistentemente acima do normal, que é definido como 120/80 milímetros de mercúrio (mmHg), e as forças contra as paredes dos vasos sanguíneos são muito altas.
Para muitos, a pressão alta é uma condição “ silenciosa ” — o que significa que não tem sintomas. No entanto, outras pessoas conseguem observar sinais. Veja abaixo ao que se atentar.
Sintomas de pressão alta
Quando sua pressão arterial está levemente elevada, é improvável que você sinta alguma coisa, mas sabemos que elevações muito acentuadas na pressão arterial, geralmente em um nível de 180/120 mmHg ou acima, podem produzir sintomas significativos.

Pressão arterial muito alta é chamada de crise hipertensiva e coloca você em risco de derrame, entre outros eventos sérios de saúde. Uma crise hipertensiva requer ajuda médica imediata. Os sintomas causados por pressão arterial nessa faixa podem incluir:
- Ritmo cardíaco anormal
- Ansiedade
- Visão turva ou outras alterações na visão
- Zumbindo nos ouvidos
- Dor no peito
- Confusão
- Dificuldade para respirar
- Tontura
- Náusea
- Sangramento nasal
- Fortes dores de cabeça
- Vômito
Causas dos sintomas da pressão alta
Pressão alta repentina e grave pode ter algum efeito no que chamamos de órgãos-alvo. É quando a pressão do sangue batendo contra os vasos sanguíneos em órgãos específicos causa sintomas e danos potenciais.
Por exemplo:
- Sintomas digestivos , como náuseas ou vômitos, podem estar relacionados à diminuição do fluxo sanguíneo para o trato gastrointestinal.
- Sintomas oculares, como visão turva ou até mesmo cegueira, podem refletir sangramento nos pequenos vasos sanguíneos na parte posterior do olho.
- Sintomas cardíacos como arritmias, dor no peito e falta de ar podem indicar pressão arterial elevada no coração, o que pode afetar a função e o ritmo cardíacos.
- Dor de cabeça e náusea ou vômito podem estar relacionados à hipertensão grave no cérebro. Se a dor de cabeça for prolongada pode ser um sinal de um derrame iminente.