Whey protein ajuda a diminuir a queda de cabelos?
A tricologista Viviane Coutinho e a nutricionista Sol Meneghini revelam a ligação entre os fios e o suplemento alimentar
Sabia que o whey protein, suplemento bastante recomendado por nutricionistas após exercícios, pode ajudar na saúde capilar?
Muitas pessoas não têm essa informação, mas o cabelo humano possui mais de 80% de proteína em sua composição e isso ajuda na formação da queratina e da melanina.
De forma ampla, pode-se dizer que as proteínas são aminoácidos responsáveis por diversas funções no corpo e fundamentais para formar e manter os tecidos, além do cabelo.
- Pesquisa revela fator que pode atrasar início de Alzheimer em 5 anos
- 10 belas estações de trem da Europa que valem a visita
- Disney On Ice estreia em POA com desconto especial na primeira noite!
- Medicamento pode prolongar a vida de pacientes com câncer de mama
Para a nutricionista Sol Meneghini, o whey traz benefícios também para os fios, dando força e hidratação: “Além de auxiliar no ganho de massa muscular, o whey protein contribui para aumentar a resistência dos fios, prevenindo a quebra e restaura a maleabilidade, elasticidade, força e brilho, além de proporcionar uma hidratação intensa”.
Ela aponta que o suplemento não se restringe ao atleta, já que a proteína ajuda em diferentes questões no organismo: “Todos que desejam preservar a massa muscular de maneira geral, estão aptos a fazer uso do whey protein. Além disso, ele também auxilia a reduzir flacidez, promover a hipertrofia, oferecer suporte a pacientes em estado catabólico, auxiliar pessoas diagnosticadas com câncer e minimizar sintomas da menopausa, entre outras necessidades. Dessa forma, podemos dizer que qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios, mesmo sem realizar treinamentos específicos,” revela.
Sol ainda garante que o somente o whey não “faz milagre”, já que a substancia é um complemento que precisa estar alinhado a uma boa alimentação.
Inclusive, ela aponta que o suplemento pode facilmente ser substituído por vários alimentos: “Fontes de proteína podem e devem ser incluídos na dieta, como a ricota light ou requeijão magro, frango, ovos, soja em grão, fígado, sardinha e merluza”, diz.
Amenizando envelhecimento dos fios
Já a tricologista Viviane Coutinho, que também é docente da ABT (Associação Brasileira de Tricologia), reforça as informações e acrescenta que são essas proteínas que ajudam a manter os fios saudáveis: “Um cabelo que está fraco, sem brilho e quebrando ou caindo muito facilmente, certamente é um cabelo que está com deficiência de proteínas. O whey protein, suplemento feito da proteína do leite, pode beneficiar o corpo em diferentes aspectos e os fios não ficariam de fora disso”.
Ela destaca que um dos grandes benefícios do suplemento alimentar à saúde capilar é amenizar o envelhecimento dos fios: “Conforme a idade vai passando, o nosso organismo já não absorve os nutrientes da maneira que absorvida antes e isso afeta o cabelo, já que eles deixam de chegar à raíz da maneira adequada”, explica.
“Antes de qualquer passo, recomenda-se procurar profissionais que possam avaliar caso a caso, já que o problema não é o mesmo para todos. Mas o ideal é sempre incluir alimentos ricos em proteínas na rotina alimentar. Entretanto, é preciso ter atenção já que, em excesso, podem ser algo prejudicial, uma vez que as cutículas dos fios se fecham e impedem que eles absorvam água, por exemplo”, analisa a CEO do Instituto VIC.
A especialista completa afirmando que os produtos que prometem ajudar na manutenção de proteínas, na verdade não ajudam: “A proteína não penetra nos fios. A maneira mais correta é ingeri-las a partir da alimentação. É mais saudável e mais certo, inclusive, já que a partir dali, sim, elas chegarão aos fios”, opina.