Cronograma capilar? Saiba o que é, como fazer e seus benefícios

Aprenda a organizar uma agenda de tratamentos que promete dar vida nova aos fios

Por: Redação | Comunicar erro

Não há cabelo que aguente longos períodos submetidos ao uso de tinturas, chapinhas, secadores, definidores de cachos, escovas progressivas ou outros tantos métodos para mudar o visual. Após esses processos que detonam os fios, é essencial dedicar parte do seu tempo à recuperação das madeixas com produtos e técnicas que resgatam a saúde das mechas.

Para deixar os cuidados mais práticos na sua rotina, uma ótima dica é apostar no cronograma capilar, a nova moda nos tratamentos de beleza que promete dar nova vida aos fios em apenas um mês.

O cronograma capilar se trata de uma rotina de cuidados dividida em três partes (hidratação, nutrição e reconstrução), sendo cada uma responsável por diferentes princípios de recuperação da saúde dos fios.

Além dos procedimentos de beleza, outros fatores acabam com a vida dos cabelos, como a poluição, a ação dos raios solares e químicas presentes na água.  Por isso, entenda que, mesmo se abandonar a tintura ou a chapinha, os fios continuam sendo agredidos pelo ambiente.

Pessoas que estão passando pela transição capilar (quando se deixa de aplicar química no cabelo para permitir o crescimento natural), por exemplo, devem apostar no cronograma, pois é um método simples e caseiro para garantir mechas mais resistentes e sem danos.

Mulher analisando os fios de cabelo com uma lupa
Crédito: iStock | anetlandaEntenda quais os problemas do seu cabelo antes de colocar em prática o cronograma capilar

Como fazer?

Indicado para todos os tipos de fios, de diferentes comprimentos, texturas ou curvaturas, o cronograma capilar é feito ao longo de quatros semanas, intercalando as três partes de tratamento, na intenção de recuperar a água, os nutrientes e a massa do cabelo.

Para isso, em primeiro lugar, é necessário descobrir qual a maior deficiência das suas madeixas: hidratação, nutrição ou reconstrução. Como fazer isso? Analisando os fios!

  • Hidratação

A mais buscada dos tratamentos de beleza, a hidratação é responsável por repor a água da cabeleira, que é perdida diariamente. Se seu cabelo está opaco, áspero, armado, embaraçado demais e super ressecado, é nessa etapa que você deve dar atenção.

Para uma hidratação bem feita, o ideal é apostar em itens que garantam resultados efetivos, normalmente usados em máscaras capilares. São alguns deles: D-Pantenolmanteiga de olivaóleo de coco extra virgem, aloe vera (babosa).

  • Nutrição

Excesso de frizz, falta de brilho, afinamento e porosidade dos fios são sinais de que suas mechas precisam ser nutridas. Esse processo dá conta de devolver para o cabelo os lipídios, ou seja, as gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas que garantem proteção, maciez, flexibilidade, alinhamento e brilho.

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, também terá propensão ao ressecamento, já que as curvaturas dos fios impossibilitam que a oleosidade chegue às pontas. Portanto, dê uma atenção especial à essa etapa.

Entre os principais ativos para devolver à nutrição ao cabelo estão a proteína do ovo, o azeite de oliva e os óleos vegetais, como de rícino, coco, argan, manga, girassol, abacate e amla. Para aplicá-los, invista em máscaras de ação rápida ou banhos de óleo (umectação), indicados para cabelos extremamente ressecados.

  • Reconstrução

Ao perder sua massa, o fio de cabelo tende a ficar mais quebradiço, elástico, fino e com pontas duplas, sendo mais do que essencial “encorpá-lo” novamente, para sustentar os atritos do dia a dia.

A reconstrução atua na reposição das proteína das madeixas, especialmente da queratina, que constitui aproximadamente 90% do fio. Rica em aminoácidos, é responsável pela força, elasticidade e resistência da fibra capilar.

Produtos à base de creatina, colágeno, arginina, cisteína e da própria queratina são os mais adequados para essa seção do cronograma capilar, considerada a mais potente do ciclo.

Mas cuidado!

O uso excessivo de máscaras de reconstrução podem ter efeito rebote, deixando os fios ainda mais quebradiços. O ideal é aplicá-las com intervalos de 15 a 30 dias, a não ser que seu cabelo esteja realmente ralo, o que exige tratamento mais intensos.

Estrutura do fio de cabelo
Crédito: iStock | man_at_mouseOs fios são compostos de proteínas, predominantemente queratina. A camada externa do fio é chamada de cutícula e age na proteção e no brilho do cabelo, enquanto o córtex, situado na parte interna, proporciona força, elasticidade e permeabilidade.

Como se organizar?

Depois de descobrir qual etapa do processo será prioridade em seu cronograma, é hora de construir uma tabela com os dias da semana em que você deve aplicar as máscaras de tratamento.

As aplicações devem ser feitas com pelo menos um dia de intervalo, ou seja, são três dias de cuidados dos fios para quatro de descanso.

Como a utilização de produtos sempre é feita antes ou durante o banho, uma dica da Catraca Livre Estilo é reservar as segundas, quartas e sextas-feiras para colocar a mão na massa, assim você pode aproveitar o final de semana com o cabelo bem lindão e sem compromissos de beleza.

Confira a organização ideal para cada tipo de tratamento:

  • Hidratação

1ª semana

Dia 1: Hidratação
Dia 2: Nutrição
Dia 3: Hidratação

2ª semana

Dia 1: Nutrição
Dia 2: Hidratação
Dia 3: Reconstrução

3ª semana

Dia 1: Hidratação
Dia 2: Nutrição
Dia 3: Hidratação

4ª semana

Dia 1: Nutrição
Dia 2: Hidratação
Dia 3: Reconstrução


  • Nutrição

1ª semana

Dia 1: Nutrição
Dia 2: Reconstrução
Dia 3: Hidratação

2ª semana

Dia 1: Hidratação
Dia 2: Nutrição
Dia 3: Hidratação

3ª semana

Dia 1: Nutrição
Dia 2: Hidratação
Dia 3: Nutrição

4ª semana

Dia 1: Hidratação
Dia 2: Reconstrução
Dia 3: Hidratação


  • Reconstrução

1ª semana

Dia 1: Reconstrução
Dia 2: Hidratação
Dia 3: Nutrição

2ª semana

Dia 1: Hidratação
Dia 2: Nutrição
Dia 3: Hidratação

3ª semana

Dia 1: Reconstrução
Dia 2: Hidratação
Dia 3: Nutrição

4ª semana

Dia 1: Hidratação
Dia 2: Reconstrução
Dia 3: Hidratação

Mulher aplicando produto no cabelo
Crédito: iStock | adam_lazarNa hora de aplicar as máscaras capilares, tenha certeza de que todas as mechas estão com produto

Quais produtos usar?

Ao escolher os cosméticos para colocar em prática o cronograma capilar, não se preocupe em comprar opções muito caras. Você tem total liberdade para usar os produtos que desejar, desde que contenham os ativos recomendados para cada etapa do tratamento, garantindo resultados mais efetivos.

No mercado, é possível encontrar opções de cremes com propriedades específicas para cada fase do ciclo. Por isso, basta passear um pouco pelas prateleiras dos supermercados e farmácias para encontrar os produtos certos.

Se você preferir, uma ótima dica é fazer máscaras capilares com ingredientes da sua casa, que, além de serem mais econômicas, podem ter efeitos mais rápidos e saudáveis. Clique aqui e confira uma seleção de receitas para cada estágio do cronograma capilar.


1 / 8
1
02:07
Truques de beleza que podem dar bem errado
Alguns truques "mágicos" e baratos podem ter consequências para a saúde.
2
02:16
Dicas para ter cabelos coloridos impecáveis
Madeixas de cores irreverentes e vibrantes exigem muitos cuidados especiais. Veja algumas orientações para ter cabelos coloridos e bem cuidados.
3
01:04
Camila Coutinho dá dicas incríveis de beleza
Na São Paulo Fashion Week, Camila Coutinho revelou quais produtos de beleza não podem faltar em sua necessaire de maquiagens.
4
01:29
Mulher transforma roupas velhas em peças modernas e estilosas
Nas mãos de Sarah Tyau, roupas velhas e peças sem utilidade ganham novas funções após transformações criativas e cheias de …
5
01:19
Tatuagens que brilham na luz negra são tendência mágica
As tatuagens feitas com luz fluorescente brilham quando expostas à luz negra – um efeito simplesmente deslumbrante.
6
01:31
Dicas de beleza que vão transformar sua vida
7
01:56
‘Rapunzel russa’ faz sucesso no Instagram por nunca cortar o cabelo
A russa Dashik Gubanova está sendo chamada de 'Rapunzel do Instagram' por causa de seus longos cabelos. Com madeixas quase …
8
02:38
Sangue de unicórnio para você desfilar por aí
Aprenda como fazer um colar de sangue de unicórnio.