Whindersson dá lição ao romper tabu e falar de cirurgia no ânus

Ânus não tem que ser tabu, precisamos falar sobre isso

Por: Redação | Comunicar erro

O comediante e YouTuber Whindersson Nunes, 24, deu lição de coragem e responsabilidade com a saúde ao deixar o tabu de lado e anunciar operação no ânus, nesta terça-feira, 16, no Instagram.

Crédito: Reprodução/InstagramWhindersson Nunes da lição de responsabilidade com a saúde

“Vou operar o t*** daqui 25 minutos. Tô falando sério. Tava sentindo uma dor na beirada do for***, fui no médico e ele disse que tinha que operar urgente! Mas era só o que me faltava”, disse o humorista que havia revelado há poucos dias também sofrer de problemas com a depressão.

“Ambos os sexos têm preconceito em tratar a região anal mas, ainda assim, os homens vão menos ao médico para analisar a região”, afirmou portal R7 a coloproctologista Sthela Murad Regadas, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

Sthela afirmou ao portal que “o principal problema que pode necessitar de cirurgia de emergência é o abscesso anorretal, que consiste no acúmulo de pus na pele ao redor do ânus e do reto. De acordo com a coloproctologista, o abscesso ocorre por um trauma na região durante a passagem das fezes, infeccionando as glândulas do canal anal. Sthela classifica o problema como doloroso, e a cirurgia se faz necessária para drenar o pus da região”, explicou a médica.

Outros problemas podem necessitar de cirurgia, caso o tratamento clínico não surta efeito. Entre os principais estão a fissura anal, uma ferida na margem do ânus que ocorre por estresse, ansiedade e traumas na passagem do bolo fecal, hemorroidas de terceiro e quarto graus, que podem necessitar da cirurgia conforme o aparecimento de crises, dores e sangramentos, tumortes da região anal que não respondam ao tratamento quimio e radioterápico, precisando de uma colostomia definitiva, fístulas anais, verrugas genitais por HPV e complicações decorrentes da doença de Crohn.

É preciso falar sobre essas doenças e enfermidades, sem tabu, sem vergonha, sem preconceito, com responsabilidade e respeito à saúde e qualidade de vida.

1 / 8
1
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
2
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
3
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
4
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
5
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
6
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
7
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
8
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.