Whindersson dá lição ao romper tabu e falar de cirurgia no ânus

Ânus não tem que ser tabu, precisamos falar sobre isso

Por: Redação Comunicar erro

O comediante e YouTuber Whindersson Nunes, 24, deu lição de coragem e responsabilidade com a saúde ao deixar o tabu de lado e anunciar operação no ânus, nesta terça-feira, 16, no Instagram.

Crédito: Reprodução/InstagramWhindersson Nunes da lição de responsabilidade com a saúde

“Vou operar o t*** daqui 25 minutos. Tô falando sério. Tava sentindo uma dor na beirada do for***, fui no médico e ele disse que tinha que operar urgente! Mas era só o que me faltava”, disse o humorista que havia revelado há poucos dias também sofrer de problemas com a depressão.

“Ambos os sexos têm preconceito em tratar a região anal mas, ainda assim, os homens vão menos ao médico para analisar a região”, afirmou portal R7 a coloproctologista Sthela Murad Regadas, presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

Sthela afirmou ao portal que “o principal problema que pode necessitar de cirurgia de emergência é o abscesso anorretal, que consiste no acúmulo de pus na pele ao redor do ânus e do reto. De acordo com a coloproctologista, o abscesso ocorre por um trauma na região durante a passagem das fezes, infeccionando as glândulas do canal anal. Sthela classifica o problema como doloroso, e a cirurgia se faz necessária para drenar o pus da região”, explicou a médica.

Outros problemas podem necessitar de cirurgia, caso o tratamento clínico não surta efeito. Entre os principais estão a fissura anal, uma ferida na margem do ânus que ocorre por estresse, ansiedade e traumas na passagem do bolo fecal, hemorroidas de terceiro e quarto graus, que podem necessitar da cirurgia conforme o aparecimento de crises, dores e sangramentos, tumortes da região anal que não respondam ao tratamento quimio e radioterápico, precisando de uma colostomia definitiva, fístulas anais, verrugas genitais por HPV e complicações decorrentes da doença de Crohn.

É preciso falar sobre essas doenças e enfermidades, sem tabu, sem vergonha, sem preconceito, com responsabilidade e respeito à saúde e qualidade de vida.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …