Zuckerberg escreve boas-vindas para filha: ‘a infância é mágica’
Depois de anunciar que tiraria dois meses de licença-paternidade após a chegada de sua segunda filha, August, o cofundador e diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, resolveu saudar a chegada da pequena – que nasceu nesta segunda-feira, 28 – com um verdadeira declaração pública de afeto.
No texto, publicado em seu perfil pessoal e assinado por ele e pela companheira, Priscilla Chan, ele destaca como os primeiros anos de vida são essenciais na formação da memória e constituição da individualidade do sujeito.
“Em vez de escrever sobre crescer, nós queremos falar sobre a infância”, escreveu o casal. “O mundo pode ser um lugar sério. É por isso que é importante arranjar tempo para ir lá fora brincar. Você será ocupada quando for mais velha, então espero que você tenha tempo para cheirar todas as flores e colocar todas as folhas que quiser no seu balde agora. (…). A infância é mágica. Só se pode ser criança uma vez.”
Leia a declaração na íntegra:
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
“Querida August,
Bem-vinda ao mundo! A tua mãe e eu estamos tão empolgados por pensar em quem você vai se tornar.
Quando a sua irmã nasceu, escrevemos uma carta sobre o mundo que esperávamos para ela, e agora você vai crescer em um mundo com melhor educação, menos doenças, comunidades mais fortes e uma maior igualdade. Escrevemos que, com todos os avanços na ciência e na tecnologia, a sua geração deve viver uma vida muito melhor do que a nossa, e temos a responsabilidade de fazer a nossa parte para que isso aconteça. Embora as manchetes muitas vezes foquem no que está errado, continuamos a acreditar que estas tendências positivas irão vencer. Somos otimistas quanto à sua geração e ao futuro.
Mas, em vez de escrever sobre crescer, queremos falar sobre a infância. O mundo pode ser um lugar sério. É por isso que é importante arranjar tempo para ir lá fora brincar.
Você vai estar ocupado quando for mais velha, por isso espero que tenhas tempo para cheirar todas as flores e colocar todas as folhas que quiser no seu balde agora. Espero que leia todos os seus livros preferidos do Dr. Seuss. Espero que brinque no carrossel com a Max até conhecer todos os cavalos de cor. Espero que corra quantas voltas quiser ao redor da nossa sala e jardim. Espero que seja um grande dorminhoca. Espero que, mesmo nos teus sonhos, possa sentir o quanto te amamos.
A infância é mágica. Só se pode ser uma criança uma vez, por isso não se preocupe muito com o futuro. Você tem a gente para isso, e faremos tudo o que pudermos para garantir que o mundo seja um lugar melhor para você e para todas as crianças da sua geração.
August, nós te amamos tanto e estamos muito animados para começar esta aventura contigo. Desejamos uma vida de alegria, amor e a mesma esperança que nos dá.”
Uma das personalidades mais influentes da atualidade, Zuckerg reacende, a partir de seu texto, a importância de colocar a infância no centro das discussões, e de valorizarmos, como sociedade, o papel ativo da criança na definição das prioridades do mundo. “Sei que o escritório ainda vai estar em pé quando eu voltar”, declarou ele, quando anunciou seu período de licença-paternidade – clique aqui para relembrar.
Leia mais: