Dicas para evitar o sedentarismo

Uma pesquisa divulgada em junho pelo Ministério do Esporte apontou que o sedentarismo atinge 45% da população brasileira, cerca de 67 milhões de pessoas. A falta de atividades físicas e o consumo de energia maior que o gasto calórico, pode desenvolver muitas complicações na saúde, principalmente no atrofiamento dos ossos, músculos, além da obesidade, que já é um problema presente na vida dos brasileiros.

Já a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no último dia 21, mostrou que 56% dos brasileiros estão acima do peso, ou seja, metade da população brasileira. Outros estudos já provaram que algumas doenças, além da obesidade, podem estar associadas ao sedentarismo, por exemplo: infarto, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, e alguns tipos de câncer.

Ilustração: Gil-Design/iStcock

Praticar exercícios melhora a qualidade de vida e bem estar, além de ser fundamental para o corpo e a mente, porém não é necessário estar na academia todos os dias ou praticar um determinado esporte para o seu corpo estar em movimento. É evidente que a regularidade em uma atividade física será benéfica para a saúde. Simples atitudes no dia a dia podem ajudar no desenvolvimento de novos hábitos e auxiliar na eliminação do sedentarismo. Veja abaixo algumas dicas.

Troque o elevador pela escada

Trocar o elevador pela escada é uma ótima opção quando estiver no shopping, no prédio do trabalho ou, até mesmo, no condomínio. Se houver muitos andares comece com o número pequeno e aumente conforme o tempo. Isso vale para escadas rolantes.

Aplicativos

Muitos aplicativos podem ser aliados na perca de peso. Existem muitas opções para quem pratica corrida (veja aqui), para controlar a alimentação (veja aqui), mas que tal começar marcando os seus passos? Para melhorar a saúde, uma pessoa precisa andar cerca de 10 mil passos por dia e o aplicativo Pedometer conta esse número para você. O smarthphone pode estar no bolso da calça, da camisa, na blusa, o aplicativo funciona em qualquer lugar do seu corpo, basta estar ligado.  No final do dia você confere o resultado.

Tarefas domésticas

Simples tarefas domésticas como lavar a louça, varrer a casa, limpar os móveis permitem que você esteja sempre em movimento. Passear com o cachorro também vale. Você pode alinhar essas tarefas com o aplicativo citado acima.

Encontre um incentivo

Ter um estimulo também é importante. Encontre um exercício que goste de fazer, que dê prazer. Caminhar aos finais de semana, correr, andar de bicicleta, patins, conhecer outras modalidades de esportes ou danças. Convide a família e/ou amigos para iniciar esta atividade com você. O importante é abrir a mente para as possibilidades e, uma atividade física pode influenciar não apenas na saúde, mas em todas as áreas da sua vida.