Documentário propõe reflexão sobre identidade feminina e mercado de cosméticos

Padrões de beleza, identidade, autoestima e influência das marcas são alguns temas importantes tratados no documentário “Molduras da Gente”, produzido por alunos de comunicação social da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e disponibilizado recentemente no YouTube.

Lançado após cinco meses de trabalho, o filme traz depoimentos de 14 mulheres de diferentes idades, profissões e estilos sobre como se relacionam com seus cabelos, como escolhem seus produtos e como enxergam o mercado de cosméticos.

Entre as entrevistadas estão Camila Vilaça, 17, e Luisa Souza, 19, que submeteram seus cabelos a diferentes procedimentos químicos durante anos, como relaxamento e alisamento, e que atualmente dizem ter “se libertado” e escolhido assumir seus cabelos naturais, procedimento conhecido como transição capilar.“É muita liberdade”, conta Camila em um trecho do filme, “agora eu posso lavar o meu cabelo, gente, […] posso sair na chuva!”.

Assista a seguir:

O site NoBrasil traz uma entrevista com estudantes Ana Naemi, Bruno Silvestrini, Celso Haddad, Gabriela Filippo, Henrique Lima e Isadora Fachardo, que assinam a produção.