10 cidades para conhecer na França para um roteiro incrível

Paris, Bordeaux, Lyon, Marselha e muitas outras sugestões de cidades para o seu roteiro!

A França, com certeza, é um destino dos sonhos para muita gente, e para nós, é um dos melhores lugares do mundo, o destino é inesquecível e a cada visita você se apaixona e se surpreende com a beleza do lugar. 

Aqui você encontra pontos turísticos charmosos e repletos de história, gastronomia fora da curva, e conhece lugares que parecem que saíram de um filme de tão lindo!

10 cidades para conhecer na França para um roteiro incrível
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
10 cidades para conhecer na França para um roteiro incrível

Cidades para conhecer na França: dicas para planejar sua viagem 

A cidade luz, Paris, é a mais conhecida e convida os viajantes a se encantar com seu ambiente mágico e lugares de impressionar. Mas se engana pensando que França se resume somente a Paris, o destino guarda muitas cidades ao seu redor com paisagens únicas e cada uma com uma experiência surpreendente, temos certeza de que você vai se apaixonar por algumas delas.

Ah, se ilude quem acha que França é um lugar só para casais, nós vamos te mostrar que o destino vai muito além disso. Também é conhecido por sua animada vida noturna, com bares elegantes, bistrôs acolhedores e casas noturnas que oferecem experiências únicas.

As praças, parques e margens de rios são pontos de encontro para quem deseja apreciar um vinho francês. Além disso, o país é repleto de vinícolas renomadas, ideais para os amantes do enoturismo. Em regiões como Bordeaux, é possível fazer degustações diretamente nos vinhedos, proporcionando uma experiência ainda mais autêntica e memorável.

Lembre-se de pesquisar sobre hospedagens, é muito importante que seu hotel seja bem localizado para assim você aproveitar cada cantinho do determinado destino que estiver. 

Quando conhecer a França?

É fundamental a pesquisa sobre qual a melhor época para conhecer o destino, para que assim sua viagem seja ainda melhor! Essa é uma preocupação ainda maior quando se trata de um destino europeu, que tem climas bem diferentes do Brasil. 

Dito isso, posso afirmar que a primavera é um dos melhores momentos para ir à França já que o clima fica super agradável e as flores estão aparecendo, trazendo todo um charme a mais para o destino, além disso, o clima romântico fica ainda mais forte nessa época. Mas, é o verão o período mais popular, a estação vai de junho a agosto e são meses bem populares e super procurados por turistas.

O que é preciso para entrar na França?

Os documentos necessários para a entrada no país são: passaporte, válido por, no mínimo, 3 meses após a data de sua saída da União Europeia; seguro viagem: cobertura mínima de 30 mil euros (caso não tenha esse documento, te mandam de volta na mesma hora), passagem de volta; comprovante de estadia: caso fique na casa de familiares ou amigos (estadia comprovada com a carta-convite); Comprovante de meios financeiros: para provar que você possui renda suficiente para a sua estadia. 

Quantos dias para conhecer a França?

Isso vai depender da sua disponibilidade e do seu tipo de viagem. Quando estávamos montando nosso roteiro chegamos à conclusão de que 7 dias seria pouca para conhecermos tantas coisas e com certeza nos deixaria com gostinho de quero mais já que com esse tempo não conseguiríamos conhecer tantas cidades por lá. 

Com 3 dias a mais no seu roteiro França, é possível aproveitar os pontos turísticos com mais calma e ainda dar uma alongada na rota. E, para nós, a melhor opção é sem dúvidas 15 dias! Você vai poder explorar muito do destino e conhecer as principais cidades da França com calma.

Cidades para conhecer na França: destinos que você precisa incluir em seu roteiro

Sem dúvidas o país é um dos destinos mais visitados do mundo e com certeza as cidades turísticas da França estão no topo da lista de qualquer wishlist e muitas dessas cidades são bem pertinho de Paris.

Listamos as cidades mais bonitas e turísticas para conhecer na França e temos certeza de que você vai se encantar com o que cada uma reserva de especial.

1. Paris 

Paris é conhecida como a Cidade Luz e, a cada ano, mais de 30 milhões de turistas do mundo inteiro passeiam pelas ruas da capital francesa. Nós entramos nessa estatística recentemente e, apesar das expectativas altas, nos encantamos por cada ruazinha, croissant, pôr do sol na beira do Sena, ótimos passeios em Paris. Sem contar nas diversas opções de onde ficar na cidade, Paris tem uma enorme variedade de hospedagens para você escolher. 

Uma forma de conhecer a capital francesa é utilizando o Paris Pass
Créditos: Mala de Aventuras
Uma forma de conhecer a capital francesa é utilizando o Paris Pass

Durante seu planejamento de viagem para Paris, você deve ter visto algumas coisas relacionadas ao Paris Pass, um passe que te dá descontos nas principais atrações turísticas, e com certeza a dúvida se o Paris Pass vale a pena surgiu na sua cabeça. Nossa resposta é que sim, principalmente se é sua primeira vez conhecendo a cidade, já que é uma forma de conhecer os pontos turísticos sem se preocupar em comprar as entradas dos atrativos uma por uma, economizando tempo e dinheiro.

Quer uma ajudinha extra para planejar a sua viagem para Paris? Temos um Guia de Viagem com roteiros de até 7 dias, com dicas dia a dia para você saber o que fazer e como organizar da melhor forma! Confira aqui.

2 – Lyon

Não faltam opções de o que fazer em Lyon, já que a cidade respira arte, história, cultura e gastronomia. Os riscos de se apaixonar pela cidade e não querer ir embora são altíssimos, rs! O destino é super bem localizada já que fica na França e é vizinho de países como Suíça e Itália, ele acaba sendo uma opção de destino base super convidativo para dar aquela esticada no roteiro pela Europa.

É fundamental escolher uma boa localização de onde ficar em Lyon, para que assim você conheça o melhor da cidade e não deixe nada de fora!

3 – Marselha 

Localizada em uma região no sul da França, chamada Provence, Marselha é a maior cidade da região e a segunda maior do país. O lugar é magnífico e encantador, sem contar que é o ponto de partida para você visitar as cidades vizinhas.

Marselha é a segunda maior do da França
Créditos: Canva
Marselha é a segunda maior do da França

Se você gosta de uma cidade com muita diversidade, vai amar Marselha! Por ser porta de entrada e saída da Europa, a cidade tem muita influência de diferentes povos, o que significa que você verá uma mistura de diversas culturas e pessoas por suas ruas, o que é muito interessante.

4 – Cannes 

Essa é, sem dúvidas, uma das cidades mais famosas da Provence, conhecida como a cidade das estrelas, o destino é famoso pelas premiações de cinema que acontecem no Palácio dos Festivais, inclusive, tirar foto em frente ao Palácio é quase uma parada obrigatória que todo turista precisa fazer. 

Vista da badalada cidade de Cannes, na região da Provence
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Vista da badalada cidade de Cannes, na região da Provence

A cidade é super linda e seu calçadão charmoso faz um belo par com a beleza natural de Cannes. O destino é de tirar o fôlego e é uma ótima opção de lugar para curtir a dois.

5 – Aix en Provence

Essa região da Provence é famosa pelo calorão que faz durante o verão, porém, não se preocupe, pois, as ruas dessa encantadora cidade são mantidas frescas à sombra de seus belos casarões em tons pastel. Além disso, há muitas fontes espalhadas pelas ruas, o que lhe rendeu o apelido de “a cidade das mil fontes”.

A paisagem da cidade é verdadeiramente uma obra de arte
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
A paisagem da cidade é verdadeiramente uma obra de arte

Com suas fachadas históricas, praças pavimentadas, ruas sinuosas e fontes termais, Aix em Provence esbanja charme. A cidade, famosa por sua elegância e alta cultura.

A paisagem da cidade é verdadeiramente uma obra de arte: cercada por montanhas e campos deslumbrantes, o destino oferece experiências gastronômicas incríveis! Além disso, os arredores da região reservam surpresas encantadoras e com muitas opções do que fazer em Aix en Provence, independentemente de você ser um viajante de primeira viagem ou um viajante experiente.

6. Bordeaux

Bordeaux é uma encantadora cidade portuária às margens do rio Garonne, no sudoeste da França. Conhecida como a “pequena Paris”, Bordeaux possui aproximadamente 250 edifícios reconhecidos como patrimônio histórico pela Unesco, além de uma gastronomia de alta qualidade! 

Bordeaux é uma encantadora cidade portuária às margens do rio Garonne
Créditos: Canva/Mala de Aventuras
Bordeaux é uma encantadora cidade portuária às margens do rio Garonne

A cidade é perfeita para os amantes de vinho, já que tem uma reputação aclamada pela produção de vinhos de alta qualidade, inclusive é conhecida como a capital mundial da bebida. Tanto é que o museu do vinho, La Cité du Vin, é um atrativo obrigatório de quem procura visita Bordeaux, na França.

O destino possui pequenos bistrôs em ruas lindíssimas e você vai poder comprovar toda a fama da gastronomia e do vinho de Bordeaux. 

7 – Cassis 

Esse destino é um verdadeiro paraíso natural localizado no sul da França, a região chamada de Provence. Com paisagens de tirar o fôlego, águas convidativas para um mergulho (somente no alto verão! rs) e rotas super legais para fazer de caiaque, não faltam opções de passeios para fazer em Calanques de Cassis, e temos certeza de que um desses, ou todos, vai ganhar seu coração, assim como ganhou nosso!

Vista do Calanques de Cassis
Créditos: Janoka82/iStock
Vista do Calanques de Cassis

Durante nosso planejamento para visitar o destino, descobrimos que era possível conhecê-lo através de um passeio de barco ou de uma trilha. Optamos pela trilha, pois queríamos muito observar as paisagens do topo, mas temos certeza de que qualquer uma das opções será apaixonante! Uma excelente dica é: separe 2 dias para conhecer Cassis, tenha certeza de que somente 1 te deixará com gostinho de quero mais!

8 – Montpellier

Localizada no sul da França, essa é uma cidade vibrante e cosmopolita, famosa por suas ruas estreitas e charmosas, repletas de boutiques, cafés e restaurantes. Montpellier oferece uma rica mistura de história e modernidade. Seus encantadores edifícios históricos, contrastam com as modernas instalações culturais.

Além disso, a cidade é conhecida por seus parques e jardins bem cuidados que oferecem refúgios tranquilos no coração da cidade. Com praias próximas, clima mediterrâneo e uma vida noturna animada, Montpellier é um destino imperdível para quem busca uma experiência única no sul da França.

9 – Nice

Essa é uma das cidades mais visitadas da França, para quem quer aproveitar um destino de praias mais urbanas no verão, Nice é o destino ideal. A cidade já fez parte da Sardenha, ilha pertencente à Itália, mas foi anexada à França no século 18 e hoje, é parte da elegante Cote D’Azur.

A região de Nice é a mais badalada de toda a Provence. É o destino certo para você aproveitar as praias com água azulzinha e clima de verão europeu na França.

10 – Strasburgo

É a capital da região de Grand Est, no nordeste da França e é a sede formal do Parlamento Europeu. Outro dos principais motivos que fez a cidade ficar conhecida foi por ter um dos principais e mais bonitos mercados de Natal de toda a Europa.

A cidade conta com muita influência germânica, tanto na sua arquitetura, quanto na culinária e também nas tradições natalinas, por ficar bem próxima da fronteira com a Alemanha.

Cidades para conhecer na França: as mais românticas

Agora que vimos as tantas opções de destino para todos os gostos na França, organizar seu roteiro Paris ficou mais fácil, não é mesmo? 

Entre as opções mais românticas, com certeza, Paris não pode ficar de fora, o destino é incrível para curtir a dois e aproveitar cada cantinho dessa cidade do amor! Outra ótima opção é Vale du Loire, localizada no centro da França, é um destino super romântico para quem quer ir além do óbvio. A região é conhecida por seus belíssimos castelos e vilarejos, além de ter paisagens deslumbrantes. 

Créditos: Mala de Aventuras

Cidades para conhecer na França: além de Paris

Na hora de planejar sua viagem para França, você certamente pensou “o que visitar na França além de Paris?” e “quais as melhores cidades para conhecer na França?”, e podemos te garantir que não faltam opções de destinos para você visitar! 

Além desses que indicamos, você pode se encantar pela badalada St Tropez ou pela charmosa Reims, e o que falar da verdadeira joia escondida pela França, Lille! Ah, são tantas opções que fica até difícil de escolher qual é a melhor. Defina qual o estilo da sua viagem e assim ficará mais fácil descobrir qual é o destino ideal.

Cidades para conhecer na França: no inverno

Se você quiser conhecer a França no inverno, encontrará muitas opções de destino para se divertir por lá. Ah, mas não se esqueça que o inverno europeu é bem rigoroso, vá preparado!

Se você incluir os Alpes Franceses no seu roteiro pela França, pode aproveitar as estações de esqui e se divertir na neve. E se tem uma coisa que combina perfeitamente com essa estação do ano são as degustações de vinho na França. Esse também é um período excelente para conhecer museus e atividades indoors. 

Cidades para conhecer na França: para quem curte passeios culturais

Para os amantes de passeios culturais, a França oferece uma riqueza de cidades para explorar. Paris, é claro, é o epicentro cultural do país, com seus renomados museus como o Louvre, o Musée d’Orsay e o Centro Pompidou, além de ícones arquitetônicos como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre-Dame. Outra cidade imperdível é Lyon, cujo centro histórico é patrimônio histórico da UNESCO. Lyon é conhecida por sua arquitetura renascentista, seus traboules e sua excelente culinária, tornando-se um destino ideal um mergulho cultural completo.

Não sobre Avignon, com seu Palácio dos Papas e sua ponte famosa, é um tesouro histórico que oferece aos visitantes uma viagem fascinante pela história da França.

Créditos: Canva/Mala de Aventuras

Cidades para conhecer na França: no litoral

Para quem busca explorar o litoral da França, cidades como Nice são imperdíveis. Localizada na famosa Riviera Francesa, Nice é conhecida por suas praias de águas cristalinas, sua incrível arquitetura e seu charmoso centro histórico. 

Outra cidade costeira fascinante é Marselha, a segunda maior cidade da França. Com um porto animado, uma rica história marítima e uma mistura vibrante de culturas.

Dicas para evitar perrengues durante sua viagem pela França

Viajar pela França pode ser uma experiência incrível, mas é importante estar preparado para não enfrentar perrengues durante a viagem. Separamos abaixo dicas importantíssimas como seguro viagem e chip de internet para que você evite desgastes durante seu passeio.

Créditos: Mala de Aventuras

Seguro viagem é item obrigatório para entrar no país

Por conta do acordo feito pelo Brasil com alguns países da Europa, chamado de Tratado de Schengen, o seguro viagem é necessário e obrigatório em grande parte da Europa, incluindo a França. Mas, mesmo que não o fosse, o governo brasileiro recomenda fortemente que todos os cidadãos viajem para o exterior com um seguro viagem contratado.

Sendo assim, para visitar a França não é necessário visto para os turistas brasileiros. Porém, é necessário um seguro viagem para entrar no país e ele deve ter uma cobertura mínima de € 30.000 para eventuais despesas médico-hospitalares.

Pronto para conhecer as cidades da França?

A França é um país com destinos turísticos incríveis, não é mesmo? Agora que você já sabe como é visitar as cidades da França, já pode organizar muito melhor a sua viagem. 

Foi um prazer te ajudar na sua pesquisa sobre esse destino tão surpreendente e inspirador. Boa viagem!

Continue lendo:

Onde ficar em Paris 2024: um GUIA DEFINITIVO sobre os melhores bairros e hotéis para cada tipo de viajante

Quanto custa viajar para Paris: passagem, hospedagem, alimentação, passeios e mais

Em parceria com Mala de Aventuras

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário maladeaventuras

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.