10 dicas para fugir do roteiro básico no Rio de Janeiro

É impossível não se apaixonar pelas belezas naturais do Rio de Janeiro. A cidade é uma das 100 mais visitadas do mundo, segundo um estudo divulgado no começo do ano.

Mas o Rio vai muito além dos cartões-postais como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana e Maracanã. João Paulo Barbieri, usuário do TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem do mundo, listou 10 dicas para fugir do roteiro básico na Cidade Maravilhosa. Confira abaixo:

1 – Bate e volta a Petrópolis: Alugue um carro e vá dirigindo até Petrópolis. O caminho já encanta pela mata preservada e montanhas que são avistadas. Um dia é suficiente para quem deseja conhecer as principais atrações da cidade (Museu Imperial, Catedral, Casa de Santos Dumont, Cervejaria Bohemia e belíssimos casarões do período do Império).

2 – Parque Lage

Muitos turistas vão até o Jardim Botânico, mas não sabem que há poucos metros está o Parque Lage, belíssimo ponto da cidade que garante boas surpresas como ver pequenos macacos comendo jacas sem se preocupar com os turistas.

3 – Hospede-se no Jardim Botânico: A região do Jardim Botânico é próxima a importantes pontos de turismo e de praias famosas, mas conta com hospedagens mais acessíveis do que as praticadas nas regiões comumente procuradas (Copacabana e Ipanema).

4 – Centro HistóricoOs turistas costumam ir até a famosa escadaria Selarón, mas não aproveitam a oportunidade para visitar o Centro Histórico da cidade e se impressionar com alguns pontos como o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional e a Igreja da Candelária. Da escadaria é possível fazer todo o passeio pelo Centro Histórico caminhando.

5 – Almoço no Copacabana Palace: Muitas pessoas sonham em frequentar o ambiente da famosa piscina do Hotel Copacabana Palace. Para sentir esse clima, é possível almoçar nos restaurantes do hotel, mesmo não estando hospedado. O restaurante Pergula é a melhor opção, com mesas ao lado da piscina.

6 – Mirante da Paz

No Complexo Rubem Braga pegue o elevador que garantirá uma linda paisagem da cidade diretamente do Cantagalo.

7 – Morro dois Irmãos: O pacificado Vidigal permite a subida tranquila (é recomendado estar acompanhado) ao Morro Dois Irmãos. No topo é possível admirar do Leblon à Niterói em um ângulo ainda pouco conhecido.

8 – Museu da CBF

Na Barra da Tijuca está um dos melhores museus de futebol do mundo.

9 – Estádio São JanuárioVisitar o Estádio São Januário, especialmente em um dia de jogo, permite vivenciar a tradição do futebol, pois o local ainda não foi padronizado de acordo com as exigências da Fifa, como o Maracanã. Vale o destaque para a proximidade com que a torcida fica do campo, o que cria um ambiente fantástico aos amantes do futebol. Para completar, é possível comer um delicioso bolinho de bacalhau na lanchonete deste estádio construído na década de 20 e que foi palco de importantes acontecimentos históricos na época de Getúlio Vargas.

10 – Real Gabinete Português da Leitura

O prédio é maravilhoso, mas o seu interior é ainda mais impressionante em função da imponente biblioteca que abriga. A sensação ao visitar o local é de estar dentro de um filme da época do império.