10 hábitos japoneses fáceis que podemos praticar

Estive no Japão duas vezes e percebi alguns hábitos que são fáceis e úteis, que podemos adotar.

Como dizem por ai, o melhor do Japão é estar no Japão. Aprendi muita coisa lá, principalmente com relação à boas maneiras, fazer as coisas certas e ser uma pessoa melhor.

1 – Não desperdiçar comida

 
 

No Japão um hábito tradicional é não desperdiçar comida. Eles raspam o prato mesmo, devido à guerra. Não deixam um grão de arroz no prato. Lembro-me dos meus pais e meus avós sempre falando para não fazer “motainai”, que é não deixar sobrar comida no prato. Eu me sinto mal de desperdiçar comida e não me sinto bem (passo pros outros comer, às vezes rs).

2 – Etiqueta no transporte público

 
 

Os metrôs, trens e ônibus são muito pontuais. Se estão atrasados 5 min tem aviso na tela. Por mais lotado que seja as pessoas não se empurram, não furam fila e esperam os passageiros sair para depois entrar. Ninguém atende o celular dentro do metrô e nem pode. Pode estar lotado, mas você não escuta um pio, todos ficam no celular, sem falar alto, tudo muito silencioso.

3 – Não jogar lixo na rua

 
 

Cada um é responsável pelo seu lixo e não tem lixeira nas ruas. Eles têm um limite máximo que cada um pode produzir de lixo. Cigarro: não pode fumar na rua, eles têm smoking áreas em alguns pontos que tem cinzeiro. A multa chega a 2.000 yenes para quem fumar andando.

4 – Cumprimentar, agradecer e pedir desculpas

 
 

Os japoneses são muito educados, que dá até vergonha. Se eles encostam em você, falam Gomenasai. Falam com licença o tempo todo. Falam bom dia o tempo todo. No café da manhã, eu escutava os garçons cumprimentando TODAS as pessoas TODA VEZ que passavam por elas. Os seguranças das empresas também cumprimentam com uma reverência os colaboradores, e nas lojas também, os vendedores reverenciam aos que estão passando. Quanto mais para baixo a reverência, mais profundo o agradecimento.

5 – Etiqueta na rua e no trânsito

 
 

A rua pode estar deserta, mas se o sinal estiver fechado ninguém atravessa, mesmo! Deu até vontade, mas não fiz! Ninguém atravessa fora da faixa. Apesar de ser uma metrópole o trânsito é muito organizado, sem muito caos, buzina, e a cidade é muito limpa, sem um lixo no chão. As pessoas usam mais o transporte público ao invés de comprar um carro, justamente porque funciona.

6 – Tirar os sapatos ao chegar em casa

 
 

Em muitos estabelecimentos, lojas, restaurantes, os japoneses tiram o sapato antes de entrar. Em casa também, usam meias ou chinelos e para as visitas tem chinelos apropriados. Além de ter muitas impurezas da rua, acredita-se que traz energias negativas de fora. A casa fica mais limpinha sem andar de sapato dentro de casa.

7 – Agradecer antes das refeições

 
 

Meus avós tem o costume de falar “itadakimassu” antes de comer e fazer uma pequena prece mentalmente agradecendo a refeição e todos aqueles envolvidos até que a comida chegasse até a mesa! É bom ter um pouco de gratidão por ter o que comer enquanto muitos passam fome

8 – Usar máscaras

Muitas pessoas me perguntaram porque tantos japoneses usam máscaras, principalmente no metrô ou quanto estão com muitas pessoas ao redor. No primeiro sinal de gripe, eles colocam a máscara para evitar passar doenças e contagiar os outros.

9 – Respeitar os animais

Lá no Japão não é tão fácil ter um animal de estimação em casa. tem que registrar, é super burocratico e se dá cria tem que informar. É como se fosse um filho. Não tem cachorros e gatos de rua, maus tratos, justamente porque você tem que provar que tem tempo e espaço para cuidar do bichinho. Por isso existem os Cat Café onde você pode brincar com os gatinhos!

10 – Fazer as coisas certas

 
 

No Japão não tem vez para o jeitinho brasileiro. Se alguém perde ou esquece alguma coisa, ninguém rouba. Não furam fila. Não tentam se beneficiar em cima de outra pessoa. As coisas funcionam porque as pessoas fazem as coisas certas!

Por Priscila Kamoi, do blog Jornada Kamoi. Acompanhe o blog no Facebook e no Instagram.