10 motivos para ir para Menorca, na Espanha

Temos certeza que no final você já estará apaixonado, assim como nós, e vai querer arrumar as malas para a próxima viagem

Mar azul, praias intocadas, vilarejos fofos. Nesse posts, o Juju na Trip conta quais são os 10 motivos para conhecer Menorca, a ilha mais encantadora e selvagem do arquipélago das baleares, no litoral leste da Espanha. Temos certeza que no final você já estará apaixonado, assim como nós, e vai querer arrumar as malas para a próxima viagem.

1. As praias de Menorca são sensacionais

Apesar de ser uma ilha relativamente pequena, Menorca tem quase 200 praias, enseadas e calas para explorar, todas com areias brancas e mar azul-turquesa. No entanto, o que mais encanta é o clima intocado em todas elas, pouco desenvolvidas para o turismo e muito charmosas.

Mesmo em alta temporada, dá para relaxar e não se preocupar com lotação. Na nossa opinião, as  praias mais lindas de Menorca são: Cala Macarella, Cala en Turqueta, Cala Mitjana e Mtjaneta e Cala en Brut.

A cala Macareletta: uma das mais lindas

2. A bela cidade de Ciutadella

Localizada no litoral oeste, Ciutadella é a principal cidade e capital de Menorca. É nela que ficam as construções históricas mais relevantes, como a catedral gótica de Santa Maria, construída sobre as fundações de uma mesquita do século XIII, e o Castelo de San Nicolás, datado do século XVIII.

O centrinho também tem inúmeras lojas, restaurante, cafeterias e é muito charmoso para se caminha sem rumo e conhecer as ruelas escondidas.

O que fazer em Menorca: Visitar a charmosa Ciutadella.

3. Ilha tranquila e sem muitos turistas

Ao contrário de Mallorca e Ibiza, Menorca – embora muito procurada por turistas – é uma ilha muito tranquila e onde, mesmo na alta estação, você acha praias vazias.

Além disso, Menorca foi declarada em 1993 pela UNESCO uma reserva da biosfera, permanecendo um verdadeiro oásis de beleza intocada.

Essa é a Mitjaneta, que mesmo em alta temporada estava assim, com poucos banhistas.

4. Vida noturna pros lados de Mahon

Há uma clima boemia slow e intimista delicioso por aqui. Não espere a mesma vida noturna agitada de Ibiza, os clubes e festas da ilha são mais i tranquilos.

Os principais locais são o Akelarre Jazz Club, com música ao vivo nos fins de semana, o Sa Falua, bar contemporâneo com ótimos drinks, e o Cova d’en Xoroi, a boate mais famosa da ilha.

A vista espetacular do Cova D’en Xoroi, em Menorca.

5. Vinhos de qualidade

Os vinhedos tomam conta dos campos no interior de Menorca. Por ter um terreno fértil e clima propicio ao cultivo de uvas, os vinhos locais são muito elogiados.

Durante todo o ano, as plantações ficam abertas para visitação, mas a época de alta mesmo é no fim da primavera, entre abril e junho.

Binitord BodegaBodegas MenorquinasBinifadet BodegaSa Forana são as principais. Para quem gosta de min, vale apostar na Destilaria Xoriguer Gin.

10 motivos para conhecer Menorca: os vinhos da ilha são de alta qualidade.

6. Gastronomia rica de Menorca

A culinária de Menorca é riquíssima, com influência espanhola e mediterrânea. Os pratos principais são os de frutos do mar, já que todo o mar que cerca a ilha tem cultivo de lagosta, mariscos e peixes.

Há também algumas fábricas locais de queijos, que complementam as receitas locais. Um restaurante que fomos e adoramos foi o Café Balear, no porto de Ciutadella.

Onde comer em Menorca: Café Balear, restaurante clássico na ilha.

7. Paraíso das atividades aquáticas

Com tantas calas, praias e enseadas, era de se esperar que Menorca fosse um destinos de atividades aquáticas, e de fato é. O snorkel é a principal, já que todas as regiões tem mar cristalino e com ótima visibilidade.

Já Fornells é um dos melhores locais para praticar windsurf, vela e kitesurf, devido aos fortes ventos. Quem gosta de mergulho deve ir para Binibeca, ao sul de Mahon, que tem naufrágios para explorar.

Dicas Menorca: Cala en Brut e o mar azul para fazer snorkel.

8. Ruínas históricas

Em Menorca, será comum se deparar com ruínas pré-históricas, datas de milhares de anos. Elas são legados da cultura talayótica, que dominou as ilhas baleares na Idade do ferro.

A principal delas é a Torre d’en Galmes, em Alaior, com extraordinárias casas subterrâneas construídas inteiramente de pedra bruta. Visite também a Torre Trencada, para conhecer as taulas, que consistem em enormes lajes de rocha.

As espetaculares ruínas de Torre d’en Galmes, em Menorca.

9. A trilha de Camí de Cavalls

Originalmente usada como parte das defesas da ilha no início do século XIV, a Camí de Cavalls (Caminho dos Cavalos) é uma trilha de aproximadamente 185 km que percorre todo o litoral de Menorca.

Ela é muito famosa entre os aventureiros, que visitam as 20 principais paradas por partes. Antigamente, os cavalos eram usados. Hoje, o mais comum é visitantes usarem bicicletas ou fazerem a pá alguns dos trechos.

Mapa com as principais pontos de parada do Camí de Cavalls.

10. O clima local vai te fazer querer voltar

Exatamente por ser a menos visitadas da ilhas baleares, Menorca conserva um clima interiorano, quase em câmera lenta. Os locais são muito receptivos, tanto das principais cidades, como nos vilarejos menores.

Hotéis, restaurantes, bares e lojas, todos tem bom atendimento, intimista e muito pessoa. Você terá a sensação de estar em casa, de ser bem acolhido. Temos certeza que a visita deixará um gosto de quero mais.

Onde ficar em Menorca:

MOs os melhores lugares para mnontar base em Menorca são pro lado de Cala Galdana, Cala en Bosch e Ciutadella.  É mais perto das praias mais lindas, da Ciutadella, e onde estão também os melhores hoteis de Menorca.

A Ciutadella é o centro histórico, e lá gosto muito dos  Can Faustino, o Boutique Can Sastre e o Hotelet Des Born Spa . Vale lembrar que nem todos os hotéis ana Ciutadella têm vaga de carro por perto.

Onde ficar na Ciutadella de Menorca: o Can Faustino

á a Cala Galdana é uma praia com uma certa estrutura, e é ponto de partida para as trilhas que levam para as praias mais estonteantes de Menorca, como Macarella, Mitjana, Cala en Turqueta. Lá, sugiro o Meliá Cala Galdana, na beira da praia, com terraço, piscinas ao ar livre, e dois restaurantes e um bar. O Ilunion também é uma boa opção.

Já na Cala en Bosch, recomendo o Carema Beach é muito bom.

Precisa de carro em Menorca?

O mar de Menorca nunca cansa!

Há algumas linhas de ônibus ligando vilarejos e determinadas praias, mas  trajetos são sempre ponto a ponto e os horários inflexíveis. As empresas são a TMSA e a Bus2Macarella, e aqui há uma lista de todas as linhas de ônibus de Menorca.

Taxi não é barato (25 euros, por exemplo, para ir de Galdana a Ciutadella), e uber ainda não existe em Menorca.

Eu gostei de alugar carro: fiquei mais livre.  Nós alugamos um bom veículo por US$95 total pelos 5 dias, com seguro. Conseguimos esses valores pelo Rental Cars.

Em parceria com jujunatrip

O Juju na Trip é um blog de viagens que mostra as aventuras de uma família pelo mundo curtindo o melhor da vida. Por Gabriela Temer, Rico Sombra e Juju (a filhota!).