Últimas notícias:

Loading...

10 motivos para ir para Menorca, na Espanha

Temos certeza que no final você já estará apaixonado, assim como nós, e vai querer arrumar as malas para a próxima viagem

Mar azul, praias intocadas, vilarejos fofos. Nesse posts, o Juju na Trip conta quais são os 10 motivos para conhecer Menorca, a ilha mais encantadora e selvagem do arquipélago das baleares, no litoral leste da Espanha. Temos certeza que no final você já estará apaixonado, assim como nós, e vai querer arrumar as malas para a próxima viagem.

1. As praias de Menorca são sensacionais

Apesar de ser uma ilha relativamente pequena, Menorca tem quase 200 praias, enseadas e calas para explorar, todas com areias brancas e mar azul-turquesa. No entanto, o que mais encanta é o clima intocado em todas elas, pouco desenvolvidas para o turismo e muito charmosas.

Mesmo em alta temporada, dá para relaxar e não se preocupar com lotação. Na nossa opinião, as  praias mais lindas de Menorca são: Cala Macarella, Cala en Turqueta, Cala Mitjana e Mtjaneta e Cala en Brut.

A cala Macareletta: uma das mais lindas

2. A bela cidade de Ciutadella

Localizada no litoral oeste, Ciutadella é a principal cidade e capital de Menorca. É nela que ficam as construções históricas mais relevantes, como a catedral gótica de Santa Maria, construída sobre as fundações de uma mesquita do século XIII, e o Castelo de San Nicolás, datado do século XVIII.

O centrinho também tem inúmeras lojas, restaurante, cafeterias e é muito charmoso para se caminha sem rumo e conhecer as ruelas escondidas.

O que fazer em Menorca: Visitar a charmosa Ciutadella.
O que fazer em Menorca: Visitar a charmosa Ciutadella.

3. Ilha tranquila e sem muitos turistas

Ao contrário de Mallorca e Ibiza, Menorca – embora muito procurada por turistas – é uma ilha muito tranquila e onde, mesmo na alta estação, você acha praias vazias.

Além disso, Menorca foi declarada em 1993 pela UNESCO uma reserva da biosfera, permanecendo um verdadeiro oásis de beleza intocada.

Essa é a Mitjaneta, que mesmo em alta temporada estava assim, com poucos banhistas.
Essa é a Mitjaneta, que mesmo em alta temporada estava assim, com poucos banhistas.

4. Vida noturna pros lados de Mahon

Há uma clima boemia slow e intimista delicioso por aqui. Não espere a mesma vida noturna agitada de Ibiza, os clubes e festas da ilha são mais i tranquilos.

Os principais locais são o Akelarre Jazz Club, com música ao vivo nos fins de semana, o Sa Falua, bar contemporâneo com ótimos drinks, e o Cova d’en Xoroi, a boate mais famosa da ilha.

A vista espetacular do Cova D'en Xoroi, em Menorca.
A vista espetacular do Cova D’en Xoroi, em Menorca.

5. Vinhos de qualidade

Os vinhedos tomam conta dos campos no interior de Menorca. Por ter um terreno fértil e clima propicio ao cultivo de uvas, os vinhos locais são muito elogiados.

Durante todo o ano, as plantações ficam abertas para visitação, mas a época de alta mesmo é no fim da primavera, entre abril e junho.

Binitord BodegaBodegas MenorquinasBinifadet BodegaSa Forana são as principais. Para quem gosta de min, vale apostar na Destilaria Xoriguer Gin.

10 motivos para conhecer Menorca: os vinhos da ilha são de alta qualidade.
10 motivos para conhecer Menorca: os vinhos da ilha são de alta qualidade.

6. Gastronomia rica de Menorca

A culinária de Menorca é riquíssima, com influência espanhola e mediterrânea. Os pratos principais são os de frutos do mar, já que todo o mar que cerca a ilha tem cultivo de lagosta, mariscos e peixes.

Há também algumas fábricas locais de queijos, que complementam as receitas locais. Um restaurante que fomos e adoramos foi o Café Balear, no porto de Ciutadella.

Onde comer em Menorca: Café Balear, restaurante clássico na ilha.
Onde comer em Menorca: Café Balear, restaurante clássico na ilha.

7. Paraíso das atividades aquáticas

Com tantas calas, praias e enseadas, era de se esperar que Menorca fosse um destinos de atividades aquáticas, e de fato é. O snorkel é a principal, já que todas as regiões tem mar cristalino e com ótima visibilidade.

Já Fornells é um dos melhores locais para praticar windsurf, vela e kitesurf, devido aos fortes ventos. Quem gosta de mergulho deve ir para Binibeca, ao sul de Mahon, que tem naufrágios para explorar.

Dicas Menorca: Cala en Brut e o mar azul para fazer snorkel.
Dicas Menorca: Cala en Brut e o mar azul para fazer snorkel.

8. Ruínas históricas

Em Menorca, será comum se deparar com ruínas pré-históricas, datas de milhares de anos. Elas são legados da cultura talayótica, que dominou as ilhas baleares na Idade do ferro.

A principal delas é a Torre d’en Galmes, em Alaior, com extraordinárias casas subterrâneas construídas inteiramente de pedra bruta. Visite também a Torre Trencada, para conhecer as taulas, que consistem em enormes lajes de rocha.

As espetaculares ruínas de Torre d'en Galmes, em Menorca.
As espetaculares ruínas de Torre d’en Galmes, em Menorca.

9. A trilha de Camí de Cavalls

Originalmente usada como parte das defesas da ilha no início do século XIV, a Camí de Cavalls (Caminho dos Cavalos) é uma trilha de aproximadamente 185 km que percorre todo o litoral de Menorca.

Ela é muito famosa entre os aventureiros, que visitam as 20 principais paradas por partes. Antigamente, os cavalos eram usados. Hoje, o mais comum é visitantes usarem bicicletas ou fazerem a pá alguns dos trechos.

Mapa com as principais pontos de parada do Camí de Cavalls.
Mapa com as principais pontos de parada do Camí de Cavalls.

10. O clima local vai te fazer querer voltar

Exatamente por ser a menos visitadas da ilhas baleares, Menorca conserva um clima interiorano, quase em câmera lenta. Os locais são muito receptivos, tanto das principais cidades, como nos vilarejos menores.

Hotéis, restaurantes, bares e lojas, todos tem bom atendimento, intimista e muito pessoa. Você terá a sensação de estar em casa, de ser bem acolhido. Temos certeza que a visita deixará um gosto de quero mais.

Onde ficar em Menorca:

MOs os melhores lugares para mnontar base em Menorca são pro lado de Cala Galdana, Cala en Bosch e Ciutadella.  É mais perto das praias mais lindas, da Ciutadella, e onde estão também os melhores hoteis de Menorca.

A Ciutadella é o centro histórico, e lá gosto muito dos  Can Faustino, o Boutique Can Sastre e o Hotelet Des Born Spa . Vale lembrar que nem todos os hotéis ana Ciutadella têm vaga de carro por perto.

Onde ficar na Ciutadella de Menorca: o Can Faustino
Onde ficar na Ciutadella de Menorca: o Can Faustino

á a Cala Galdana é uma praia com uma certa estrutura, e é ponto de partida para as trilhas que levam para as praias mais estonteantes de Menorca, como Macarella, Mitjana, Cala en Turqueta. Lá, sugiro o Meliá Cala Galdana, na beira da praia, com terraço, piscinas ao ar livre, e dois restaurantes e um bar. O Ilunion também é uma boa opção.

Já na Cala en Bosch, recomendo o Carema Beach é muito bom.

Precisa de carro em Menorca?

Vale alugar carro para Menorca, mas algumas praias só são acessíveis por trilha
O mar de Menorca nunca cansa!

Há algumas linhas de ônibus ligando vilarejos e determinadas praias, mas  trajetos são sempre ponto a ponto e os horários inflexíveis. As empresas são a TMSA e a Bus2Macarella, e aqui há uma lista de todas as linhas de ônibus de Menorca.

Taxi não é barato (25 euros, por exemplo, para ir de Galdana a Ciutadella), e uber ainda não existe em Menorca.

Eu gostei de alugar carro: fiquei mais livre.  Nós alugamos um bom veículo por US$95 total pelos 5 dias, com seguro. Conseguimos esses valores pelo Rental Cars.

Em parceria com jujunatrip

O Juju na Trip é um blog de viagens que mostra as aventuras de uma família pelo mundo curtindo o melhor da vida. Por Gabriela Temer, Rico Sombra e Juju (a filhota!).

Compartilhe:

?>