Últimas notícias:

Loading...

11 pratos típicos do Sudeste Asiático

Por: Redação

O casal Ligia Antoniazzi e Ulisses Dalesandro, do blog Vamos Fugir, visitou três países do Sudeste Asiático em fevereiro deste ano e, além das paisagens lindas, ficou encantado com os sabores das comidas típicas.

Nada de comer inseto frito ou beber sangue de cobra! Os pratos por lá são bem temperados e saborosos, levam muitos legumes, arroz e algum tipo de carne (mas sempre tem uma opção vegetariana!).

A maioria é um pouco adocicada e alguns têm bastante pimenta, por isso é sempre importante perguntar antes de pedir.

Comidas típicas da Tailândia

Como a Tailândia é um país grande e muito rico em culturas, os pratos mudam de uma cidade para a outra, por exemplo: em Bangcoc é muito comum comer carne de porco, de vaca, frango e camarão (que são grandes e muito gostosos). Já em Chiang Mai, no norte, é bem mais difícil encontrar a carne de vaca, talvez por causa de religião.

Nas praias, obviamente, o forte são os frutos do mar, que ficam expostos na entrada dos restaurantes ou até vivos dentro de aquários pra você escolher: mais fresquinho impossível! Normalmente eles são colocados na balança –e cobrados por quilo– e depois preparados na grelha como churrasco ou em pratos mais elaborados.

1 – Pad Thai

É um macarrão de arroz frito (mas não mergulhado no óleo), com molho adocicado, broto de feijão, ovo, amendoim, tofu e uma carne que você escolhe.

2 – Fried rice

É mais ou menos a mesma ideia do Pad Thai, só que com arroz e um tempero menos adocicado… Você também escolhe o tipo de carne e, às vezes, se quer com ou sem pedacinhos de abacaxi ou se prefere que o prato seja servido dentro da própria fruta. Huummm…!

3 – Refogados com arroz

Esse é a melhor escolha pra quem já estava cansado dos temperos mais fortes e da fritura… É só escolher um tipo de carne e um legume e eles vem refogadinhos em um molho bem gostoso, acompanhado de arroz branco.

4 – Linguiça de porco ou frango

A linguiça é o “prato típico” de Chiang Mai. Elas vêm no palitinho e dentro de um saquinho com molho de ervas e um pouquinho de pimenta. Bem gostoso também.

5 – Noodles

Os noodles são uma sopinha de macarrão (que pode ser feito de arroz ou tipo miojo) com legumes, uma carne e bastante tempero.

Sobremesas

6 – Arroz doce com manga

Parece uma combinação estranha, mas é muito bom. É um arroz doce parecido com o nosso e servido com pedaços de manga.. simples mas delicioso!

7 – Ice cream roll

Eles fazem o sorvete do zero, ali na sua frente: colocam o leite e as frutas ou outro ingrediente que você escolher em uma chapa gelada e vão picando e misturando tudo até formar uma massa, aí eles espalham e fazem rolinhos para servir. É demais! (lá no Facebook e Instagram do Vamos Fugir tem o vídeo)

8 – Lanchinhos

Eles vendem muitas frutas cortadinhas pra comer na rua, sucos de fruta, panquecas salgadas e doces, pizza, sanduíches, rolinho primavera, giosa, etc… é uma ótima opção pra economizar ou comer algo com mais “gostinho de casa”.

Comidas típicas do Vietnã 

Especificamente em Hanói, é fácil encontrar pratos com frutos do mar e refogados de carne com legumes e arroz, exatamente como os da Tailândia, só que com uma carne mais gostosa. 

9 – Pho

O tradicional Pho é a sopinha de noodle de arroz. É tão gostosa que dá vontade de repetir todo. Ela tem um caldinho bem temperado, com bastante salsinha, legumes e a carne da sua escolha. Uma delícia e perfeita para esquentar naquele friozão que faz em fevereiro!

Comidas típicas do Camboja

Onde a comida é mais saborosa e barata. Lá também tem fried rice servido no abacaxi, tirinhas de carne com legumes ou abacaxi e arroz, muitas frutas deliciosas, fruit shake, panqueca e sorvete enroladinho (ice cream roll).

10 – Churrasco Cambojano

Este é um dos pratos típicos mais tradicionais do Camboja. Ele tem uma variedade enorme de carnes desde as mais “normais” como frango, peixe e vaca, até cobra, crocodilo, avestruz, tubarão, canguru… Tudo é servido cru para fritar ali na hora.

11- Hambúrguer de crocodilo

A carne de crocodilo é bem tradicional por lá, mas sinceramente não gostamos tanto. Tem gosto de peixe e frango misturados… hahaha mas vale a experiência.

Você encontra outros pratos típicos, cervejas e os preços de cada refeição lá no Vamos Fugir. Acompanhe nossa viagem e confira todas as dicas pelas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, YouTube.

Compartilhe:

?>