12 restaurantes brasileiros entram em lista do Guia Michelin

Além dos bons e baratos, o famoso guia também distribuiu as tradicionais estrelas entre restaurantes do Rio e de SP

Nem só de restaurantes estrelados vive o badalado Guia Michelin. A prestigiada publicação tem uma categoria para estabelecimentos de “boa qualidade e bom preço”.

Na edição de 2024, doze novos restaurantes brasileiros entraram na lista Bib Gourmand, divulgada na última segunda-feira, 20.

A Baianeira – MASP é um dos restaurantes que entraram na lista Bib Gourmand, do Guia Michelin
Créditos: Divulgação/@abaianeira
A Baianeira – MASP é um dos restaurantes que entraram na lista Bib Gourmand, do Guia Michelin

A premiação só considera restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo. As 12 novas casas se somam a 25 restaurantes que já faziam parte da categoria desde 2020, a última edição do prêmio.

Entre os novos restaurantes premiados, dez estão estão localizados em São Paulo e dois no Rio. Confira a lista mais abaixo.

Duas estrelas Michelin

Seis restaurantes brasileiros foram honrados com duas estrelas Michelin, entre eles três novas casas e outros três que mantiveram a horaria.

O Tuju, reaberto na capital paulista no ano passado no Jardim Paulistano, é uma das novidades. Já o Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, também na capital paulista, subiu de categoria e agora passou a ostentar duas estrelas. 

O Tuju, reaberto no ano passado, ganhou duas estrelas Michelin
Créditos: Reprodução/@restaurantetuju
O Tuju, reaberto no ano passado, ganhou duas estrelas Michelin

No Rio, o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, levou duas estrelas na seleção deste ano.

Os outros três restaurante que mantiveram duas estrelas são: o D.O.M, em São Paulo, de Alex Atala; o Oro, no Rio, do chef Felipe Bronze; e o Oteque, também no Rio, de Alberto Landgraf.

No total, 15 restaurantes foram condecorados com uma estrela Michelin. Oito deles mantiveram a estrela, enquanto sete novos entraram para a categoria. No Rio, a novidade ficou por conta do San Omakase, no Leblon.

Em São Paulo, as novidades com uma estrela Michelin ficaram por conta das seguintes casas: Fame Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Tangará Jean-Georges e Oizumi Sushi. Uma das surpresas é o Tangará Jean-Georges, que havia perdido uma estrela em 2020 e que a reconquistou nesta nova seleção.

Restaurantes Bib Gourmand

São Paulo

  1. A Baianeira – MASP
  2. Capim Santo
  3. Cora
  4. Cuia
  5. Feriae
  6. Kotori
  7. Mocotó Vila Leopoldina
  8. Nomo
  9. Più Higienópolis
  10. Shihoma Pasta Fresca

Rio de Janeiro

  1. Brota
  2. Sult