13 super dicas para quem quer viajar pelo mundo

Confira dicas importantes para tornar sua viagem pelo mundo ainda mais inesquecível

Por: Redação | Comunicar erro

Se você é apaixonado por viajar, já deve ter se aventurado por vários lugares, passado por contratempos e tido momentos incríveis, que resultam em uma sensação maravilhosa para o corpo, a alma e a mente, principalmente em viagens internacionais.

Essa é uma experiência muito especial, já que você cruza a fronteira do seu país e entra em contato com culturas contrastantes e especiais, além de viver momentos que ficarão guardados para sempre na memória.

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para que você aproveite ao máximo cada minuto fora do país. Assim, estará melhor preparado para aproveitar cada detalhe da viagem!

A viagem tem tudo para ser incrível por si só, mas você pode deixá-la ainda melhor!

1 – Viaje sozinho pelo menos uma vez na vida

Taj Mahal, na Índia
Crédito: mantaphoto/iStockSaber lidar com situações adversas é uma das coisas que se aprende ao viajar sozinho

Aventurar-se sozinho em um novo país te permite aprender muito mais sobre si próprio e sentir-se independente. Pode parecer clichê, mas isso é verdade, já que você será obrigado a cuidar de tudo.

Você desenvolverá suas habilidades de se comunicar, lidar com situações adversas e se defender, entre outras lições valiosas. Como resultado, sua autoconfiança aumentará muito e você sentirá, de verdade, que pode fazer tudo o que quiser.

2 – Tenha dinheiro reserva

Mesmo que você tenha passado noites pesquisando como fazer a viagem mais barata possível, o ideal é ter uma reserva, já que nunca se sabe quando uma emergência pode acontecer.

Você pode comprar, tanto o dinheiro em espécie, quanto um cartão pré-pago pela internet, inclusive com o seu cartão de crédito, o que facilita muito as coisas durante a organização da viagem.

3 – Não se preocupe em comprar uma pochete money belt

economizar para viajar
Crédito: shironosov/iStockNunca ande com mais de um cartão de crédito e nem com dinheiro de sobra

Sabe aquelas pochetes para guardar dinheiro, que ficam escondidas embaixo da roupa? Pois bem, você não precisa de uma, já que isso deixa claro que tem algum dinheiro e que não mora na região, o que pode ser um sinal para os ladrões.

Além disso, caso alguém eventualmente queira te roubar, saberá da existência dessas pochetes. Tentar se misturar com as pessoas do local para não dar pinta que é um viajante e guardar o dinheiro no bolso ou na carteira ajudará a evitar essas situações.

4 – Quando sair, leve apenas o necessário

Se você vai passear no centro da cidade, fazer uma trilha ou qualquer outra atividade, leve só o que for precisar. Dê preferência, nunca ande com mais de um cartão de crédito e nem com dinheiro de sobra.

Assim, se acontecer alguma coisa, como perder a carteira no meio do caminho, você não ficará totalmente na mão. Isso também ajuda a controlar os gastos, o que faz toda a diferença em viagens internacionais.

5 – Sempre leve um cadeado

Seja qual for o hotel, pousada ou hostel em que você estiver, sempre tenha um cadeado consigo. Assim, se precisar usar o armário do hotel ou da pousada, suas coisas estarão protegidas.

O melhor modelo é o de senha, já que você não precisa carregar a chave para onde for – e também evita perder essa chave, o que poderia causar um problema ainda maior. Só não se esqueça a senha!

6 – Aproveite os sinais de wi-fi gratuitos

Use Wi-fi grátis na viagem
Crédito: thanasus/iStockIsso pode te fazer economizar uma boa quantia com chips e planos de internet

Restaurantes, fast foods, bibliotecas e cafés costumam ter wi-fi liberado. Por isso, quando precisar de uma conexão mais estável (ou até mesmo se for a única opção disponível), vá para um desses lugares.

Mesmo se você não for comprar nada lá, não tem problema, já que o sinal costuma alcançar alguns metros de distância. Isso pode te fazer economizar uma boa quantia com chips e planos de internet.

7 – Prefira comer longe dos pontos turísticos

Visitar lugares famosos é um dos maiores motivos para viajar para outros países, mas comer muito próximo a eles não é uma opção aconselhável, já que o serviço tende a ser um pouco menos atencioso pela grande quantidade de pessoas.

Se estiver com fome, prefira restaurantes e lanchonetes que fiquem a alguns quarteirões de distância. Assim, você conseguirá comer com tranquilidade e ainda poderá economizar.

8 – Visite restaurantes caros na hora do almoço

Restaurantes na Cracóvia
Crédito: ewg3D/iStockEssa é uma bela oportunidade de degustar refeições requintadas

Se você quer visitar um restaurante chique, mas sem enfrentar grandes filas ou gastar muito, prefira ir na hora do almoço, quando eles costumam ser mais tranquilos e econômicos.

É bem provável que você coma os mesmos pratos que eles servem durante o jantar, mas seja atendido na hora e economize na conta. Essa é uma bela oportunidade de degustar refeições requintadas.

9 – Faça um roteiro de viagem

Antes de começar sua viagem, prepare um roteiro com os pontos turísticos e demais lugares que você quer conhecer, de acordo com a quantidade de dias que ficar ali. Assim, você aproveita cada segundo.

Deixe os primeiros dias da viagem para os lugares que você tem muita vontade de conhecer e os últimos com um planejamento mais tranquilo. Assim, caso aconteça algum imprevisto, você terá tempo para reorganizar o roteiro.

10 – Aproveite o transporte público

Use transporte público nas viagens
Crédito: benedek/iStockAs principais cidades do mundo têm um sistema de transporte público eficiente

Quando precisar se locomover na cidade, prefira o transporte público. Metrôs, trens e ônibus podem te levar para praticamente todos os lugares que quiser visitar e por um preço bastante camarada.

Se precisar de um transporte particular, você pode utilizar os aplicativos ou táxis, de acordo com o que preferir.

11 – Use bons calçados

Você vai andar muito quando estiver em outro país, e seus pés precisam estar confortáveis para te levar até eles. Por isso, ter bons calçados ajuda a tornar o passeio mais gostoso.

Vale a pena investir em um modelo de boa qualidade. Você pode levar um bom par de tênis de casa ou aproveitar as oportunidades das lojas do país, que normalmente têm opções diferentes do local onde você mora.

12 – Tome as vacinas necessárias

Vacinas para viajar
Crédito: maxexphoto/iStockAlguns países exigem que você tome vacinas antes de ir

Nunca é bom ficar doente, principalmente em outro país, em que você não conhece exatamente como funciona o sistema de saúde ou mesmo a localização do posto ou hospital mais próximo.

Alguns países exigem que você tome vacinas antes de ir, então sempre siga essa orientação. Assim, você evita um problemão durante sua viagem.

13 – Aprenda um pouco sobre o país

Não é preciso entender toda a sua história e dominar o idioma na ponta da língua, mas é bom que você saiba um pouco do que te espera quando pisar em um país diferente.

Estude um pouco da história do país para estar familiarizado, inclusive com a cultura e as características de seus moradores. Conheça também as frases e palavras que você mais vai precisar para conseguir uma comunicação básica enquanto estiver ali.

Com essas sugestões, você conseguirá extrair o máximo da sua viagem e gastar o mínimo possível, além de evitar problemas e situações complicadas quando estiver longe de seu país natal.

Então, comece a pesquisar agora mesmo para comprar dólar mais barato, junte a quantia que você precisa e desbrave os incríveis países e continentes que existem nas quatro partes do mundo!

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …