4 dicas para não passar vergonha com o inglês durante a viagem

Se sua ideia para as férias de fim de ano for uma viagem internacional, mas só de pensar sente aquele friozinho na barriga por não ter fluência na língua inglesa, acalme-se. Nem tudo está perdido. Aqui vão quatro dicas básicas para você sentir-se mais seguro e se animar para aprender mais sobre o idioma e não passar vergonha. Let’s start!

Pesquise sobre a cultura do seu destino

Crédito: Getty Images/iStockphoto4 dicas para não passar vergonha com o inglês durante a viagem

Busque investigar como os falantes de inglês do seu destino se comportam e como eles interagem socialmente. Por ser um país diferente, muitas vezes desconhecemos os costumes e regras de interações que podem garantir uma adaptação mais tranquila em outro contexto. “Aspectos relacionados à privacidade, assuntos proibidos ou inapropriados e linguagem corporal são fundamentais para uma comunicação eficiente. Comunicar-se bem vai muito além do conhecimento de vocabulário e gramática”, salienta Vinícius Nobre, gerente acadêmico da Cultura Inglesa.

Aumente a sua exposição ao idioma

Sim, sempre há tempo para se dedicar ao aprendizado e fazer um intensivo para aprender outro idioma. Hoje em dia é possível criar oportunidades para o uso do inglês mesmo antes de viajar para outro país. Com pequenas mudanças na rotina, o idioma pode entrar na sua vida de maneira mais direta, aumentando a segurança e o conforto ao se comunicar. Mude a configuração do seu celular para inglês, por exemplo. Faça anotações pessoais, como listas de compras e pendências, em inglês. Mude o idioma principal do seu computador e privilegie leituras e programas de televisão na língua inglesa.

Anote os termos relevantes e de difícil compreensão

Selecione os termos e expressões que aparecem nos estudos, filmes e músicas, que tenha dificuldade e mantenha um registro que possa ser rapidamente acessado. Tente focar na língua usada em interações informais e agrupe-as de acordo com a sua função (negociar, começar uma conversa, expressar interesse, discordar, etc).

Insira atividades culturais/lazer ao cotidiano

Qual é o seu lazer preferido? Cinema? Teatro? Dança? Insira em sua programação atividades que privilegiam o seu aprendizado. Assista séries, filmes, peças teatrais em inglês. Convide os amigos para jogar uma partida de videogame ou imagem & ação e pratique o inglês. 

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …