5 destinos brasileiros para apreciar a vista do alto

Clima ameno, vento no rosto e paisagens incríveis: confira essas cidades que ficam nas alturas do Brasil

Por: Viajala Brasil

O Brasil é conhecido pelo litoral gigantesco, pela vegetação tropical e pelo calor quase constante. Porém, nos pontos mais altos do país, a experiência do turista é bem diferente. As temperaturas caem muito e a neblina é uma companheira de várias manhãs.

Para quem gosta de climas amenos e vistas panorâmicas, o buscador de voos Viajala.com.br separou destinos bem altos em todas as regiões do país e indica como chegar em cada um deles.

Crédito: Gleidson Santos/MTur DestinosLençóis, na Bahia, é uma das portas de entrada da Chapada Diamantina

Chapada Diamantina (BA)

A região da Chapada Diamantina tem, além de trilhas, cachoeiras, grutas e poços de águas cristalinas, as maiores altitudes da Região Nordeste: o Pico do Barbado, Pico do Itobira e o Pico das Almas. Por estar bem acima do nível do mar as temperaturas são mais baixas do que no resto do estado. Os termômetros da cidade de Piatã, por exemplo, já marcaram 3ºC.

Chapada Diamantina
Crédito: Danielle Pereira/Flickr/Creative CommonsChapada Diamantina, na Bahia

A principal cidade, onde estão os restaurantes e hotéis, é Lençóis, mas Vale do Capão, Mucugê e Igatu também valem a visita.

Como chegar: O mais recomendado para quem chega de longe é pegar um avião até Salvador e de lá pegar um ônibus com destino a Lençóis. O trajeto dura 7 horas. Existe também a possibilidade de voar de Salvador a Lençóis, porém os voos ocorrem apenas 2 vezes por semana.

Alto Paraíso de Goiás (GO)

Crédito: Gustavo Miranda/MTur DestinosCachoeiras da mística Alto Paraíso de Goiás

A 230 quilômetros de Brasília e a 1.300 metros de altura, está um dos polos de misticismo no Brasil: há quem diga que Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, por ter a mesma latitude de Machu Picchu, atrai extraterrestres e discos voadores. A região também é procurada pelas terapias naturais e espirituais, mas até os mais céticos se apaixonam pela natureza encontrada por ali.

Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Brasília. Quem dirige costuma alugar um carro na capital federal, porém há ônibus que conectam Alto Paraíso e a Capital Federal diariamente.

Monte Roraima (RR)

O misterioso Monte Roraima reina no horizonte da fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana

Se você pensa em altitude e já procura por um bom vinho, uma tábua de queijos, uma lareira… esqueça. No Monte Roraima, o que se encontra é aventura, já que a subida de uma das maiores altitudes do país é considerada difícil. São mais de dois dias de caminhada atravessando rios e acampando. Mas a vista compensa!

Como chegar: O ideal é voar até Boa Vista; de lá partir para Santa Elena, já na Venezuela; e depois percorrer mais 100km de estrada de terra até Paraitepuy, uma aldeia indígena. É possível ir por conta própria, mas é recomendado contratar algum guia ou empresa para facilitar o deslocamento.

Gramado e Canela (RS)

Agora sim, um vinhozinho, por favor! A Serra Gaúcha é marcada pela forte influência europeia e vários municípios da região vivem do turismo e da produção de vinhos e espumantes. As bebidas inclusive já foram reconhecidas oficialmente como produto típico do Rio Grande do Sul e indicadas no blog do Viajala.

Gramado, a capital turística da Serra, e a vizinha Canela possuem mais de 30 pontos de interesse e são muito procuradas por quem quer se sentir em um pedacinho da Europa, dentro do Brasil, com frio intenso no inverno e a deliciosa gastronomia italiana e alemã.

Como chegar: Gramado está a cerca de 110 km de Porto Alegre. Para quem chega de longe, o ideal é ir de avião até a capital gaúcha e de lá alugar um carro, pegar um ônibus (dentro do aeroporto Salgado Filho) ou um transporte por aplicativo, como Uber e 99.

Monte Verde (MG)

Distrito de Camanducaia, Monte Verde está a 1.600 metros acima do nível do mar na Serra da Canastra, o que garante temperaturas mais baixas o ano todo. Mas é no inverno que a cidade se enche de romance, com casais passeando pela Avenida Monte Verde e conhecendo os restaurantes, as lojinhas e as degustações de chocolates, cervejas e cachaças artesanais.

É um bom destino para quem fica na dúvida se quer aventura ou tranquilidade: dá para ficar descansado o dia todo nas pousadas charmosas ou explorar a natureza ao redor com trilhas, tirolesa e passeios de jipe.

Como chegar: Monte Verde fica na divisa com São Paulo e é mais fácil chegar a partir da capital paulista. De carro, são cerca de 3 horas de viagem. Existem também empresas de ônibus que ligam Camanducaia a Belo Horizonte e São Paulo.


Imagem Carnaval Sem Assedio
Por: Viajala Brasil

O Viajala é um metabuscador de voos que compara preços de companhias aéreas e agências de viagens, permitindo que você escolha a passagem mais barata sem custo e sem taxas adicionais.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viajala Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …