5 destinos fascinantes e imperdíveis para conhecer no Marrocos

Com uma rica história ­­e herança cultural milenar, o país atrai cada vez mais turistas, em especial os brasileiros

O Marrocos segue conquistando o coração dos brasileiros com o seu charme que é um caldeirão de cultura oriental, africana e europeia. Segundo a agência de viagens Abreu, a procura pelo país tem aumentado gradualmente nos últimos anos.

Em 2018, o Marrocos registrou a visita de 60 mil brasileiros, número que representa um crescimento de 13% comparado ao ano anterior. Para 2019, a expectativa é manter o crescimento entre 5% e 10%.

A cidade fortificada Ait-Ben-Haddou, no norte do Marrocos
Créditos: Starcevic/iStock
A cidade fortificada Ait-Ben-Haddou, no norte do Marrocos

“Tivemos um excelente resultado para um ano difícil na economia do Brasil”, diz Abdellatif Achachi, diretor do Turismo do Marrocos para Portugal e Brasil.

Confira abaixo cinco destinos mais fascinantes do Marrocos e que não podem faltar no roteiro de viagem dos brasileiros.

Marrakech

Mercado na praça Jamaa el Fna, na cidade velha de Marrakesh, no Morrocos
Créditos: Balate Dorin/iStock
Mercado na praça Jamaa el Fna, na cidade velha de Marrakesh, no Morrocos

É uma cidade que mistura bem o tradicional e o contemporâneo, garantindo sensações incomparáveis aos visitantes. De um lado, cores brilhantes, aromas orientais, passeios em carruagem e riquezas arquitetônicas. Do outro, avenidas amplas, boutiques de luxo e locais festivos. A Abreu sugere visitas ao verdadeiro oásis que é o Jardim Majorelle e à Mesquita Koutoubia.

BRASILEIROS PODEM ENTRAR EM MAIS DE 150 PAÍSES SEM VISTO; CONFIRA

Casablanca

Vista da Mesquita Hassan II, a segunda maior do mundo
Créditos: Daniel_Keuck/iStock
Vista da Mesquita Hassan II, a segunda maior do mundo

Palmeiras contornando avenidas largas, praias maravilhosas e uma cidade efervescente: poderia ser um destino tropical, mas estamos falando de Casablanca. Combinando modernidade com bairros antigos, heranças muçulmanas e árabes e vestígios coloniais, é uma cidade múltipla e apaixonante. Seu cartão de visitas é a Mesquita Hassan II, a segunda maior do mundo.

Fez

TO portão de Bab Bou Jeloud, uma das 14 entradas da cidade marroquina de Fez
Créditos: xavierarnau/iStock
TO portão de Bab Bou Jeloud, uma das 14 entradas da cidade marroquina de Fez

Fez tem uma atmosfera única, que irradia mais de treze séculos de história. Sua medina é lendária, assim como as madraças, belíssimas escolas de estudos islâmicos. Um de seus pontos turísticos mais icônicos é a fonte Nejjarine. Segundo a Abreu, é um bom ponto de partida para explorar Volubilis, o mais extenso sítio arqueológico romano no Marrocos.

Rabat

A Torre Hassan, minarete construído no século 12
Créditos: Elena-studio
A Torre Hassan, minarete construído no século 12

O litoral da capital marroquina é só um dos motivos para visitar esta cidade, que também conta com muitos espaços verdes e cultura de sobra, com obras de arte decorando ruas e praças. O imponente Palácio Real é rodeado por uma enorme muralha e possui um vasto pátio, colégio, mesquita e edifícios do governo.

Meknès

A porta Bab Mansour, na praça El Hedime, na cidade de Meknès
Créditos: Charles03/iStock
A porta Bab Mansour, na praça El Hedime, na cidade de Meknès

Esta cidade é um verdadeiro museu a céu aberto, com muitas surpresas para os visitantes. Com construções consideradas Patrimônio da Humanidade da Unesco, como a medina e os vestígios do palácio real, o destino tem uma das principais obras hispano-mouriscas do mundo: a porta Bab Mansour, na praça El Hedime. Outros pontos impressionantes são o Estábulo Real, que chegou a abrigar 12 mil cavalos, e o Mellah, antigo bairro judeu.