5 destinos na América Latina e Caribe para aproveitar o verão

Confira lista com destinos deslumbrantes para aproveitar a estação mais quente do ano

O verão é bom, mas aproveitá-lo dentro do mar, mergulhando em águas cristalinas e afundando os pés em areias claras é melhor ainda.

A Catraca Livre fez uma lista com destinos deslumbrantes para aproveitar a estação mais quente e alegre do ano.

O paraíso panamenho de San Blas é um dos destinos para ir no verão
Créditos: SimonDannhauer/iStock
O paraíso panamenho de San Blas é um dos destinos para ir no verão

As sugestões passam pelo Caribe, Uruguai, Chile e vários outros países, incluindo dicas que devem, obrigatoriamente, fazer parte do roteiro. Portanto, é hora de apertar os cintos e escolher para onde você irá embarcar na próxima aventura de verão.

1 – Aruba (Caribe)

Praias paradisíacas, gente bonita e um clima sem igual. Há boatos que em Aruba faz sol em 360 dias do ano. Para incentivar você a fazer as malas e decolar no próximo voo para a ilha, aqui vão algumas dicas que não podem faltar no seu roteiro:

Palm Beach: muitos consideram essa a melhor praia de Aruba, e é difícil dizer o contrário. Areias claras e água azul fazem de Palm Beach uma verdadeira obra de arte natural. Além de agitada, a região concentra os melhores hotéis e lojas de toda a ilha.

Pôr do sol em Aruba; destino é ideal para quem gosta de sol e praia
Créditos: DenisTangneyJr/iStock
Pôr do sol em Aruba; destino é ideal para quem gosta de sol e praia

Yemanja Woodfired Grill: a culinária caribenha faz sucesso e o Yemanja Woodfired Grill, localizado no centro em Oranjestad, é uma das escolhas preferidas dos turistas.

Natural Pool: a piscina natural, também conhecida como Cura di Tortuga, é uma das grandes atrações de Aruba. Apesar do acesso complicado, recomenda-se ir com guia, visualizar a água cristalina em meio às pedras faz tudo valer a pena.

2 – Punta Del Este (Uruguai)

A escultura Los Dedos, em Playa Brava, é um dos cartões-postais de Punta Del Este
Créditos: vgabusi/iStock
A escultura Los Dedos, em Playa Brava, é um dos cartões-postais de Punta Del Este

Conhecida como pérola do pequeno Uruguai, aproveitar o verão em um dos balneários mais famosos do mundo com certeza será uma experiência inesquecível e muita gente concorda com isso.

Afinal, não é à toa que só no primeiro trimestre de 2018, Punta del Este foi o destino mais visitado do Uruguai, com 385 mil turistas.

Se você também tem o sonho de passar o verão por lá, confira alguns pontos turísticos que não podem ser deixados de lado:

Los Dedos Playa Brava: a escultura que retrata cinco dedos gigantes é um dos pontos mais disputados da cidade. Mas vale a pena tentar uma foto com a curiosa obra de arte para, em seguida, tomar um banho de mar na praia que fica logo atrás.

Vista do porto de Punta Del Este, na província de Maldonado
Créditos: iStock
Vista do porto de Punta Del Este, na província de Maldonado

Porto de Punta Del Este: aqui quem rouba a cena são os leões marinhos, constantemente alimentados pelos turistas. Se você der sorte, poderá ver vários deles. Além disso, o porto conta com uma bela vista e vários restaurantes.

Lo de Tere: quando o assunto é comida, o restaurante Lo de Tere costuma ser bem recomendado. Além da localização de fácil acesso, na Rambla del Puerto Calle, os peixes e frutos do mar do cardápio merecem destaque.

3 – Viña del Mar (Chile)

Viña del Mar é um dos mais importantes balneários do Chile
Créditos: wastesoul/iStock
Viña del Mar é um dos mais importantes balneários do Chile

Dando continuidade a esta lista de destinos para aproveitar o verão ao máximo, a próxima sugestão é Viña del Mar, região litorânea do Chile. Conheça três dos pontos turísticos mais frequentados por lá:

Flower Clock (Relógio de Flores): não dá para ir até Viña del Mar sem tirar uma bela foto do famoso relógio de flores. Além de divertida e cheia de cores, a obra de arte a céu aberto realmente marca as horas e é um dos cartões postais da cidade.

Relógio de Flores, uma das atrações de Viña del Mar, no Chile
Créditos: Adrian Wojcik/iStock
Relógio de Flores, uma das atrações de Viña del Mar, no Chile

Costanera: poucas coisas são tão relaxantes quanto admirar um belo pôr do sol, e essa experiência ganha um gostinho todo especial em Costanera, com vista para toda a orla. Vale a pena passar por lá para admirar.

Don Vito e Zanoni: para encerrar uma sequência de passeios, um bom restaurante é a cereja do bolo. Don Vito e Zanoni é um dos italianos mais recomendados por aqueles que visitam Viña del Mar. Portanto, é bom conferir pessoalmente o motivo de tanta fama.

4 – Santa Marta (Colômbia)

Vista da praia de El Rodadero, uma das mais badaladas de Santa Marta, na Colômbia
Créditos: Rudimencial/iStock
Vista da praia de El Rodadero, uma das mais badaladas de Santa Marta, na Colômbia

Uma alternativa menos badalada, mais econômica e tão apaixonante quanto a famosa Cartagena, é assim que alguns turistas e moradores da região descrevem Santa Marta, na Colômbia.

Além das praias, a cidade de aparência colonial dispõe de museus, parques e diferentes atrações. O clima é acolhedor e ideal para famílias em busca de sossego. O que você não pode deixar de visitar por lá:

Playa Cristal: separe a sacola de praia, o protetor solar e a sua melhor roupa de banho. Playa Cristal tem o típico visual caribenho, águas cristalinas e uma temperatura confortável, perfeita para mergulhar.

Uma das praias do Parque Nacional Natural Tayrona
Créditos: Ben Bowes/Wikimedia Commons
Uma das praias do Parque Nacional Natural Tayrona

Parque Nacional Natural Tayrona: “Natureza pura, mar lindo, o céu mais estrelado que eu já vi” esse é um dos comentários unânimes feitos por quem já visitou o parque. Separe alguns dias da viagem para frequentar as praias e contemplar toda a beleza natural do lugar.

Lulo: aproveite a sua estadia para visitar um dos restaurantes caribenhos mais famosos da cidade, o Lulo. Segundo os próprios clientes do local, é lá que se come a melhor Arepa da Colômbia, uma massinha de milho com diferentes recheios típica do país.

5 – San Blas (Panamá)

Vista da paradísica ilha de San Blas, no Panamá
Créditos: SimonDannhauer/iStock
Vista da paradísica ilha de San Blas, no Panamá

Conhecido como o paraíso intocado do Panamá, o arquipélago de San Blas é, de fato, paradisíaco. A única forma de chegar lá é por meio de barco. O que confere uma atmosfera tranquila e cheia de exclusividade a esse pequeno e precioso destino.

Por se tratar de uma área onde a preservação da natureza é levada bem a sério, as atrações são as ilhas. Portanto, não deixe de visitar a Isla Pelicano, Isla Chichime e a Isla Perro.

O paraíso panamenho tem nome e se chama arquipélago de San Blas
Créditos: SimonDannhauer/iStock
O paraíso panamenho tem nome e se chama arquipélago de San Blas

E seja qual for o destino escolhido para aproveitar o verão, sobretudo se você optar por destinos menos óbvios e mais distantes, é essencial comprar dólar antes de embarcar.

Afinal, apesar do grande movimento de turistas, em muitos lugares o sinal de celular não é tão abundante, com isso não há tanta oferta de maquininhas de cartão.